Conheça cinco novelas turcas censuradas que foram modificadas ou canceladas
A Turquia vive sob um governo de direita desde que Recep Tayyip Erdogan assumiu o poder em 2003

A Turquia tem no poder um político de direita que está no comando do país há mais de 20 anos. Recep Tayyip Erdogan fundamenta seu governo em alguns lemas, como a "valorização da pátria" e "proteção da família tradicional". Pensando nisso, ele se vale de um órgão para determinar o que pode e o que não pode ser transmitido em programas de rádio e televisão. É o Conselho Supremo de Rádio e Televisão da Turquia (RTÜK, em turco).
Esse conselho do governo foi responsável por algumas alterações nos roteiros e até cancelamentos de algumas novelas turcas. Os motivos são diversos, que vão desde o incômodo por personagens LGBTQIAP+ até acreditarem que um símbolo histórico do país não estaria sendo bem representado na dizi.
VEJA MAIS
Dentre os exemplos, está a novela turca "If Only", da Netflix. No caso desta série, ela acabou sendo cancelada após o Governo Turco não conceder licença para realizar filmagens no país porque um dos personagens era gay, segundo informações do portal Terra. A plataforma de streaming optou por fazer uma versão espanhola com o mesmo nome.
O que é a "RTÜK"?
O "RTÜK" é a sigla em turco para "Conselho Supremo de Rádio e Televisão da Turquia". Ele foi criado em 1994 e é responsável por avaliar o conteúdo que é transmitido tanto no rádio quanto na televisão.
Nos últimos anos, o órgão tem atuado em relação às novelas turcas, que possuem diversos enredos, grande público e estão ganhando fãs fora da Turquia.
Curiosamente, algumas novelas que envolvem assuntos sensíveis e que merecem atenção na hora de serem representados, como o estupro de mulheres, não são alvos de investigações por parte do conselho.
Confira quatro novelas turcas censuradas
1. Novela turca "Amor Proibido" ("Aşk-ı Memnu")
Sinopse: Uma jovem culpa a própria mãe pela morte do pai. Ela costuma visitar o túmulo do falecido pai com frequência. Durante uma dessas visitas, ela conhece um víuvo milionário e logo começam um relacionamento. Pouco tempo depois, eles se casam e ela vai morar com ele. Lá, ele vive com os filhos e um sobrinho. Durante a convivência, ela e o sobrinho do marido começam uma paixão intensa e irresistível.
Elenco: Beren Saat, Nebahat Çehre, Selçuk Yöntem e Kıvanç Tatlıtuğ.
Motivo da censura: trama intensa e com cenas acaloradas.
Onde assistir: Não está disponível nos streamings brasileiros
2. Novela turca "Love 101"
Sinopse: Quatro alunos são considerados os piores alunos da escola, então o diretor e a maioria dos professores quer que eles sejam expulsos para poderem ter paz para trabalhar. Apesar disso, uma professora sempre defende eles e é a única que luta para eles permanecerem no colégio. Depois que eles descobrem que a professora será transferida, os quatro precisam fazer de tudo para que ela fique, senão a saída deles é certa. Por conta disso, eles vão pedir ajuda de uma aluna que é considerada um exemplo para todos. Ela aceita e agora os cinco tentam fazer com que a professora se apaixone e se case com outro professor, pois, depois do casamento, ela poderá escolher onde trabalhar, segundo uma lei turca.
Elenco: Mert Yazıcıoğlu, Kubilay Aka, Alina Boz, Selahattin Paşalı, İpek Filiz Yazıcı, Pınar Deniz e Kaan Urgancıoğlu
Motivo da censura: Personagem gay que teve que ser retirado do seriado.
Onde assistir: Netflix
3. Novela turca "If Only" ("Se eu Soubesse")
Sinopse: Uma mulher de 30 anos está decepcionada com os rumos da sua vida, principalmente em relação ao amor, já que o seu casamento não está da forma como imaginou. Por conta disso, ela imagina como seria sua vida caso tivesse tomado algumas decisões diferentes. Certo dia, ela vai ter a oportunidade de voltar no passado e poder tomar novas decisões. Ou não.
Elenco: Salva Reina, Megan Montaner e Miquel Fernández (versão espanha)
Motivo da censura: Personagem LGBT na série, o que causou o cancelamento dela.
Onde assistir: A versão espanhola está disponível na Netflix.
4. Novela turca "Século Magnífico" ("Muhteşem Yüzyıl")
Sinopse: A história retrata a vida do sultão Suleiman (Halit Ergenç), o Magnífico, e da sua esposa Roxelana (Meryem Uzerli e Vahide Perçin), que era uma jovem escravizada que se tornou sultana. Ele vive até o ano de 1566, na "Batalha de Szigetvár". Enquanto vivo, o harém dele é repleto de intrigas, rivalidades e lutas por poder. Suleman expande o Império Otomano e Roxelana consegue conquistar ainda mais influência dentro da corte, se mostrando uma mulher inteligente e articulada.
Elenco: Halit Ergenç, Meryem Uzerli, Vahide Perçin, Nebahat Çehre, Okan Yalabık e Burak Özçivit.
Motivo da censura: Representantes acreditaram que o Sultão não estava bem representado na dizi, se mostrando alguém viciado em sexo e guiado por uma mulher.
Onde assistir: YouTube
5. Novela turca "Dinheiro Sujo e Amor" ("Kara Para Aşk")
Sinopse: Um jovem policial e a filha de um magnata tem seus mundos aproximados por uma tragédia que até então não tem explicação. No caso, a noiva dele e o pai dela foram encontrados mortos dentro de um carro abandonado. Até então, eles não tinham nenhuma ligação. Os dois resolvem começar uma investigação e acabam descobrindo toda uma rede criminosa. Enquanto isso, eles acabam se aproximando e ficando íntimos.
Elenco: Tuba Büyüküstün e Engin Akyürek
Motivo da censura: Um beijo entre os protagonistas na via pública foi motivo de multa para os produtores da novela.
Onde assistir: Não está disponível nos streamings brasileiros.
(Escrito por Rafael Lédo, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de Oliberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA