CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Roteiro Geo-Turístico promove cultura e interação no Centro Histórico de Belém

O passeio a pé leva os participantes a descobrir curiosidades sobre a história da capital

Bruno Menezes | Especial para O Liberal
fonte

O ato de caminhar pelas ruas de Belém deixa de ser uma atividade comum para se tornar uma experiência imersiva de aprofundamento histórico. Esse é o objetivo da iniciativa Roteiros Geo-Turísticos, um projeto de extensão da UFPA que, há 14 anos, leva pessoas por locais que são patrimônios materiais e imateriais da capital.

Coordenado pela professora Maria Goretti, da Faculdade de Geografia, o projeto tem inscrições gratuitas para este domingo (27), com um roteiro que passará por locais importantes do bairro Umarizal.

VEJA MAIS:

image Capacita COP 30 abre cursos de inglês, turismo e marketing para moradores da Ilha do Combu
Aulas serão ministradas no período noturno e interessados devem se inscrever por meio da associações da ilha

image Veja os municípios do Pará que passam a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro
Três municípios paraenses aparecem pela primeira vez no programa, e outros oito renovaram sua permanência.

De acordo com Goretti, o passeio começa pontualmente às 8h30 e o percurso é marcado por locais relevantes da história e cultura de Belém, que ganham ainda mais significado com as informações e curiosidades compartilhadas pela professora.

“O roteiro inicia na Praça Brasil, onde falamos sobre a importância dessa praça. A seguir, passamos pela Escola de Teatro da UFPA, na Jerônimo Pimentel com a Dom Romualdo de Seixas, depois vamos até a Feira de Santa Luzia e o Mercado. Passamos pela Avenida Generalíssimo Deodoro, falamos sobre a Santa Casa, a Faculdade de Medicina, o nome de algumas ruas e também o Hospital Beneficente. O roteiro termina no Museu da UFPA, onde entraremos para conhecer as atividades realizadas lá”, explica a professora, que conduz a atividade para estudantes da graduação e entusiastas de fora da universidade.

A inscrição para o Roteiro Geo-Turístico é gratuita, mas os participantes devem seguir algumas regras para garantir o bom andamento do roteiro, entre elas: usar tênis, boné, protetor solar e roupas leves para suportar o calor intenso da cidade; estar ciente de que todo o passeio é feito a pé, sem entrada em prédios; e levar guarda-chuva, pois o roteiro segue mesmo com mau tempo.

image Os passeios são sempre realizados a pé, com a coordenação da professora Goretti (Foto: Divulgação)

A coordenadora ressalta que, diferente do que se imagina, a maior parte do público do Roteiros Geo-Turísticos é formada por moradores de Belém, que têm interesse em conhecer mais sobre a história e geografia da cidade.

“Ao longo desses 14 anos, cerca de 10 mil pessoas já participaram, e eu posso dizer que a maior parte do público é composta por moradores de Belém, cerca de 95%. O turista participa, mas é uma quantidade pequena. Quem mais vai são as pessoas da cidade, que têm curiosidade sobre a história e a geografia da capital, porque, em todos os roteiros, sempre há algo interessante para descobrir”, afirma Goretti.

Segundo a professora, o Roteiro Geo-Turístico tem a importante função de educar os moradores de Belém sobre a sua própria história, tornando o conhecimento uma ferramenta de defesa dos patrimônios que fazem parte da identidade da cidade.

“O roteiro é de extrema importância, porque precisamos conhecer nossa história, geografia e cultura. Só conhecendo nossa história podemos valorizar a cidade e defender o nosso patrimônio. E a gente só pode defender o que conhece. E, em ano de COP 30, isso se torna ainda mais relevante, pois vários projetos estão sendo implantados na cidade. Estamos preparando um roteiro específico sobre a COP, que será oferecido a partir de agosto”, conclui a coordenadora.

As inscrições para o Roteiro Geo-Turístico pelo bairro do Umarizal devem ser feitas pela internet, por meio de preenchimento de formulário. Mais informações sobre novos roteiros podem ser acessadas pela página do Facebook ‘Roteiros Geo-Turísticos II’.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA