Morre Mario Vargas Llosa, escritor e Nobel de Literatura, aos 89 anos

A família não informou a causa da morte e compartilhou um comunicando explicado que não haverá cerimônia, e corpo de Mario será cremado

Estadão Conteúdo
STRINGER  AFP
fonte

O escritor e vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 2010, Mario Vargas LIosa, morreu neste domingo (13/04), aos 89. A informação foi divulgada por seu filho, Álvaro, na rede social X. De acordo com um comunicado divulgado pela família, não haverá uma cerimônia pública de velório, e o corpo será cremado. A causa da morte também não foi informada pela família. 

VEJA MAIS

Affonso Romano de Sant´anna deixa um legado de mais de 60 obras Morre escritor Affonso Romano de Sant'anna aos 87 anos, no Rio de Janeiro
Ele foi casado com a escritora Marina Colasanti, que faleceu em janeiro deste ano

Miguel Falabella e Ney Latorraca: amizade de longa data Ney Latorraca: amigos lamentam a morte do ator e diretor nesta quinta (26) aos 80 anos
O ator e diretor Miguel Falabella, o autor de novelas e escritor Walcyr Carrasco e a atriz Lúcia Veríssimo manifestaram-se sobre a perda de Ney para a cultura brasileira

Juan Arias Martínez morreu aos 92 anos. Morre no Rio de Janeiro, aos 92 anos, o escritor espanhol Juan Arias Martínez
Escritor teve complicações relacionadas a uma insuficiência renal.

Vargas Llosa foi colunista do Estadão entre 1996 e 2024. A última foi publicada pelo jornal em 21 de fevereiro de 2024, intitulada "Por que a verdade é a pedra de toque do jornalismo?".

Um dos pontos altos de sua trajetória ocorreu em 7 de outubro de 2010, quando venceu o Prêmio Nobel da Literatura. Segundo a Academia Sueca, que organiza o evento, ele recebeu a condecoração "por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota do indivíduo" (leia mais aqui).

Comunicado da família sobre a morte de Vargas Llosa

"Com profunda dor, informamos ao público que nosso pai, Mario Vargas Llosa, morreu hoje em Lima, cercado por sua família, e em paz.

Sua partida entristecerá a seus parentes, seus amigos e seus leitores ao redor do mundo, mas esperamos que encontrem consolo, como nós, no fato de que ele gozou de uma vida longa, múltipla e frutífera, e deixa para trás uma obra que o fará sobreviver.

Procederemos nas próximas horas e dias de acordo com as suas instruções. Não haverá nenhuma cerimônia pública. Nossa mãe, nossos filhos e nós mesmos confiamos em ter espaço e privacidade para a despedida em família e na companhia de amigos próximos. Seus restos mortais, como era de sua vontade, serão incinerados". 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA