Gal Costa morreu: causa da morte da cantora de 77 anos ainda é desconhecida
Cantora é uma das maiores vozes da música brasileira.
Gal Costa é sinônimo de música brasileira e emponderamento feminino. De beleza e profissionalismo. Mas, nesta quarta-feira (9), foi confirmado o falecimento da cantora, que se despede do grande público aos 77 anos de idade.
VEJA MAIS
A equipe de Gal Costa cancelou um show no último fim de semana em São Paulo. O motivo foi um repouso necessário para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita. Ela ficaria fora dos palcos até o final de novembro.
Relembre a trajetória da cantora
Filha de Arnaldo Burgos e Mariah Costa Penna, Gal Costa nasceu em 1945, em Salvador, Bahia. Desde pequena, a cantora já mostrava o interesse em ser cantora. Na década de 60, Gal conheceu Caetano Veloso, apresentado pela amiga Dedé Gadelha. 1 ano depois, ainda na capital baiana, a artista se apresentou ao lado de Caetano, Gilberto Gil e Maria Bethânia, na inauguração do Teatro Vila Velha.
Seu primeiro disco "Gal Costa" foi lançado em 1969, durante a ditadura militar, apresentando as músicas “Baby”, “Divino Maravilhoso”, “Que Pena” e "Não Identificado", grandes sucessos posteriormente apresentados em muitas de suas turnês, ao longo dos 57 anos de carreira.
Ao lado dos três amigos, Caetano, Bethânia e Gil, a baiana integrou o grupo "Doce Bárbaros", em 1976. Com as carreiras individuais consagradas, os cantores decidiram sair em turnê pelos estados do Brasil para comemorar o sucesso. No mesmo ano, foi lançado o LP "Doces Bárbaros - Ao Vivo", com quatro faixas.
Dos anos 60 até hoje, Gal lançou mais de 40 albúns. Entre eles, "Fa-tal", "Índia", "Profana" e "Gal Tropical", grandes destaques da música popular brasileira. "Nenhuma Dor" foi o último, lançado em 2021, apresentando regravações ao lado de nomes como Seu Jorge, Tim Bernardes, Rodrigo Amarante e Criolo.
'Meu Nome é Gal'
A trajetória de Maria da Graça Costa Penna Burgos foi contada no filme “Meu Nome é Gal”, estrelado pela atriz Sophie Charlote, que mostra uma menina tímida que se relacionou com a música ainda jovem. Gracinha, como era chamada pela mãe Mariah, foi criada sozinha. Aos 20 anos, foi ao Rio de Janeiro para se tornar cantora. Foi na "Cidade Maravilhosa" que ela encontrou seus amigos da Bahia: Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Dedé Gadelha, que acompanham os primeiros passos de Gal na música profissional no final da década de 1960.
O longa conta com direção de Dandara Ferreira e Lô Politi, que também assina o roteiro, o longa traz ainda no elenco nomes como Rodrigo Lelis (Caetano Veloso), Dan Ferreira (Gilberto Gil), Camila Márdila (Dedé Gadelha), George Sauma (Waly Salomão), Luis Lobianco (o empresário Guilherme Araújo), entre outros.
Homenagens
Nas redes sociais, muitos músicos e famosos se despediram da voz que marcou uma geração na música brasileira. Outra lenda da MPB, Gilberto Gil lamentou a perda de Gal, chamando a cantora de 'irmã gaúcha'.
Relembre sucessos de Gal Costa:
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA