Festival de Parintins começa hoje: saiba tudo sobre o evento dos bois Caprichoso e Garantido

Festa popular celebra a cultura diversa do povo amazônico, integrando elementos das culturas indígena, africana e europeia por meio da arte, música e tradições locais

Gabriel Bentes
fonte

O Festival de Parintins é a maior festa folclórica do Brasil e ocorre todos os anos no município de Parintins, no interior do estado do Amazonas, a 369 km de Manaus. Vigente desde 1965, o evento, reconhecido como Patrimônio Cultural pelo IPHAN em 2018, celebra a cultura diversa do povo amazônico, integrando elementos das culturas indígena, africana e europeia por meio da arte, música e tradições locais

O principal destaque do festival são as apresentações dos bois-bumbás 'Garantido' (vermelho) e 'Caprichoso' (azul), os quais trazem centenas de pessoas, que interpretam lendas e rituais ribeirinhos com danças e alegorias e grande estruturas, e grande estruturas para o Bumbódromo. A festa é tão apreciada que até as grandes marcas, como a Coca-cola, mudam as cores de seus produtos e faixas para vermelho e/ou azul.

Que horas começa e qual a duração do festival?

O Festival de Parintins ocorre durante três dias, à noite, com cada boi tendo uma ordem de apresentação alternada. Cada boi tem uma apresentação de 2h30 por dia.

Como é definido o boi campeão?

Durante a apresentação, 21 itens, sendo 7 em cada bloco, são avaliados pela bancada de júri de 10 membros. As notas variam de 0 a 10, podendo incluir décimos (como 9,9, 9,8, 9,7...). A torcida rival deve permanecer em silêncio durante as apresentações, caso contrário leva pena de punição. O boi vencedor é aquele que obtiver a maior pontuação somada das três noites do Festival.

VEJA MAIS:

image Bois gays de Parintins: conheça o Boi Boiola e o Boi Rasgadinho, representantes LGBTQIAPN+
Além dos bois Garantido e Caprichoso, parte da tradicional disputa no Festival de Parintins, outros símbolos enriquecem a cultura amazonense durante o mês de junho. Nessa sexta-feira, 28, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+.

image Festival de Parintins: veja 4 paraenses que são destaques e podem definir o Boi campeão
Paraenses vivenciam a cultura do norte além da divisa territorial, como no Festival de Parintins

image Passageiros atam redes, lotam barco para Parintins e vídeo viraliza; assista!
A gravação impressionou os internautas pela quantidade de pessoas e redes atadas em uma navegação, a qual tinha como destino a ilha Tupinambarana.

Onde assistir ao vivo?

Como ocorre há anos, a emissora de televisão A Crítica, de Manaus, cobrirá todos os três dias do 57° do evento folclórico no município de Parintins. No Instagram, a TV A Crítica publicou a ordem das apresentações dos bois Caprichoso e Garantido deste ano:

Quem não tem televisão ou está fora de casa ainda poderá assistir ao Festival de Parintins, pois a TV A Crítica vai transmitir o evento pelo seu canal no Youtube, como tradicionalmente faz todos os anos

Dicas para o turista

Para os visitantes na região, é essencial:

  • Se planejar com antecedência, devido à grande demanda por pacotes turísticos esgotados. Veja quanto custa ir para lá!
  • Usar roupas leves, protetor solar, repelente e beber bastante água.
  • Respeitar às tradições locais, especialmente para os novatos na festa ou na região.

LEIA TAMBÉM:

image Garantido ou Caprichoso? Qual faz mais sucesso no Google e no Instagram?
A ex-BBB Isabelle Nogueira, do Amazonas, impulsionou a propagação do festival durante a participação no reality show da Globo. O 57º Festival de Parintins ocorre entre os dias 28 e 30 de junho e atrai uma multidão para a "Ilha da Magia".

image Qual a diferença entre Boi-Bumbá e Bumba Meu Boi? Entenda a relação com o Festival de Parintins
O Boi-Bumbá é do norte do Brasil, enquanto o Bumba Meu Boi surgiu no nordeste. No Festival de Parintins, do Amazonas, a figura do animal é o principal símbolo.

image Festival de Parintins e Arraial do Pavulagem: conheça as diferenças entre os festejos nortistas
O Festival de Parintins ocorre no Amazonas e o Arraial do Pavulagem, no Pará. Ambos são festejos nortistas e da Amazônia cheios de cultura, tradição, música e dança.

(*Gabriel Bentes, estagiário de Jornalismo sob supervisão de Enderson Oliveira, editor web de oliberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA