Cantora Lariza lança novo EP com músicas inéditas inspirado em abordagens terapêuticas

O EP "O Som da Crisálida" já está disponível em todas as plataformas digitais de música

Thainá Dias

A cantora paraense Lariza lançou nesta semana seu novo trabalho autoral, o EP "O Som da Crisálida". O trabalho foi todo inspirado em abordagens terapêuticas. Para desenvolver o universo do EP, a cantora escreveu um mito poético que conta a história de Artza, deusa do som que deu origem à criação através do seu canto e do som dos seus instrumentos sagrados.  O disco foi contemplado pelo Prêmio de Pesquisa e Experimentação Artística da Fundação Cultural do Pará (FCP).

VEJA MAIS

image Apple confirma lançamento do Vision Pro, headseat de realidade virtual, ainda em 2024
CEO da Apple também visitou uma nova loja em Xangai e enfatizou a importância do mercado chinês para a empresa

image Advogadas do Sistema OAB-PA celebram avanços e mostram força na luta por respeito às prerrogativas
Março ficou marcado por defesa de direitos, atendimento de pleitos, interiorização, participação histórica em evento nacional e homenagens

image Methademic: Banda paraense lança single de progmetal e prepara álbum completo
Além do lançamento do single "Black Soul", a banda está empenhada na produção de seu primeiro álbum completo, intitulado "Fragments of the Universe"

Para apresentar o EP ao público, haverá ainda um pocket-show de lançamento no dia 30 de março, em Belo Horizonte, cidade onde a cantora reside atualmente. O evento será em parceria com o brechó cultural Garimpo101, no centro da capital mineira. A apresentação solo será uma intervenção artística no espaço, apresentando o universo poético e as faixas do EP.

Segundo Lariza, a paisagem sonora do EP valoriza o silêncio na construção dos arranjos, além de caminhar por um universo experimental, com fortes influências de New Age e de uma musicalidade xamânica. “Meu ponto de partida eram:  minha voz, as tigelas de quartzo, a flauta nativa e o tambor xamânico. Tudo no EP foi pensado a partir da presença desses instrumentos e como eles se relacionavam entre si e com as letras”, afirmou.

Vale destacar que no EP, consta uma vertente de musicalidade diferente das demais produções da artista. Segundo a cantora, oodo o conceito visual do EP foi desenvolvido a partir do mito, “ em que me auto represento como a deusa Artza. Essa visualidade dialoga com uma estética futurista e ao mesmo tempo nos remete a um tempo antigo, como uma forma de ressaltar que o som é uma entidade atemporal, que cruza todos os tempos em si mesmo", definiu.

Vanguardismo, instrumentação minimalista, arranjos vocais e percussividade são algumas características que compõem o universo sonoro de "O Som da Crisálida". Lariza assina a produção musical do EP, e conta com a participação de Larissa Mê (percussão), Amanda Alencar (violoncelo) e Mainumy (voz, preparação e co-direção vocal).

A primeira faixa 'Voz de Cristal' é a única que foi composta especialmente para o EP, e é a mais experimental e minimalista de todas. “O arranjo foi criado apenas com os instrumentos da pesquisa, todos tocados por mim na gravação. É a canção que apresenta o caráter espiritual e sacerdotal de Artza, a deusa do som do mito poético retratada no EP”, explicou a artista.

A segunda faixa, “Rainha do Céu" foi composta em 2019. “É uma ode à Lua, sendo reconhecida como uma força regente da natureza, do mistério, das águas e do feminino”, declarou. A última das três faixas se chama "Mensageiros" e foi composta em 2021. Essa canção trata da conexão do ser humano com as forças da natureza e relembra-o do protagonismo da própria vida. “É o arranjo mais melódico do EP, contando novamente com as linhas de violoncelo de Amanda Alencar que foram a base do arranjo”, concluiu Lariza. A artista é natural de Marabá, no sudeste do estado e tem na discografia os EPs EP "Tuas Águas Minhas" (2021), "Lança" (2020) e "Lariza" (2018).

 

Pocket-show de lançamento do EP "O Som da Crisálida", da cantora Lariza

Data: 30/03

Hora: 13h

Local: Garimpo 101 (Praça Raul Soares, 269 - Centro, Belo Horizonte)

 Entrada gratuita

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA