Autor espírita Cláudio Guilhon lança livro em Belém e abodaresiliência e amor durante guerra

A noite de lançamento ocorrerá hoje, 7, às 18h, na Academia Paraense de Letras

Amanda Martins
fonte

O escritor espírita e médico Cláudio Guilhon lança seu mais novo livro, intitulado “Tempestade do Além”, psicografado pelo espírito da freira Rita de Cássia, nesta sexta-feira (7/06) , às 18h, em uma noite de autógrafos na Academia Paraense de Letras, no bairro da Campina, em Belém. A obra, ambientada durante a Segunda Guerra Mundial e envolvendo a imigração italiana para o Brasil, aborda temas de resiliência, amor e superação. 

Tempestade do Além” é o oitavo livro lançado pelo autor paraense. Nele, Guilhon explora, por meio autoconhecimento do espírito desencarnado de Rita de Cássia, as dificuldades inesperadas que a vida impõe as pessoas, comparando-as às “tempestades” mencionadas no título da obra.

image Cláudio Guilhon lança novo livro 'Lagoa dos Insulados'
O romance espírita será lançado nesta quarta-feira, 15, em formato virtual.

image Médico Cláudio Guilhon é eleito para a Academia Paraense de Letras
Novo imortal teve 34 votos, em cerimônia realizada na noite desta quinta (2)

image Romance psicografado ganha Brasília como cenário
Novo livro de Cláudio Guilhon tem lançamento virtual nesta quarta-feira (21)

O espírito de Rita de Cássia, que inspirou a história, era uma freira italiana nascida em 1381. Sua última encarnação foi na Itália, e através de Guilhon, ela narra os desafios enfrentados pelos italianos durante a Segunda Guerra Mundial. A imigração para o Brasil, um tema central do livro, é retratada como uma solução para muitos italianos que buscaram uma nova vida após a guerra.

“Esse que é o principal mote do livro, que o amor acaba unindo as pessoas e não separando. Então o amor foi trazendo a família de volta a se reunir, os personagens. Eles foram separados por uma tempestade vinda de fora, que eles não tinham controle, e o amor foi trazendo eles unidos”, disse Guilhon sobre a história. O livro é lançado pela editora Lugar de Sol e tem a capa assinada pelo próprio autor

Segundo o autor, o livro ilustra como os personagens enfrentaram tais desafios em um momento conflitante e precisaram usar da criatividade para sobreviver. "A história é sobre problemas que acontecem no nosso dia a dia fora do nosso controle. Rita de Cássia traz a mensagem de como resolver esses problemas", explica Guilhon.

A narrativa se desenvolve durante e após a guerra, com uma família sendo separada e posteriormente reunida através do amor e da paciência. "A mensagem principal do livro é a questão da resignação, da paciência, do amor. O amor acaba unindo as pessoas, e não separando", afirma Cláudio.

Ele acredita que o público pode esperar uma leitura dinâmica e reflexiva, que aborda a passagem de tempo, ora no Brasil, outra parte na Itália, e uma terceira na Rússia. “É um livro divertido e não monótono. Os personagens também são envolvidos por muitos momentos de perigo, muitos momentos que levam eles a sair da sua zona de conforto”, revelou o autor dando spoiler.

Cláudio destaca que a obra foi escrita em um curto período de três a quatro meses, e que cada livro psicografado lhe proporciona amadurecimento pessoal e novas formas de enxergar a vida, assim como também diferentes reflexões sobre temas atuais. 

“Esse toque que a irmã Rita traz, é justamente isso, de que nós temos a possibilidade de contornar essas variações de vida. De cada um, usando amor, a compaixão, a paciência, a resignação frente a esses problemas, porém, não é fácil”, refletiu o escritor.
Sobre os planos futuros, Guilhon menciona que o foco em 2024 será a divulgação de "Tempestades do Além" em outros estados e cidades. Embora ele tenha outros livros prontos para lançamento, o próximo romance deve sair apenas em 2025. "Esperamos que o público goste, aprecie e entre nessa fase de reflexão. As dificuldades podem ser superadas com persistência e prática dos ensinamentos de amor e compaixão”, revelou à reportagem.

Trajetória 

Cláudio Guilhon, formado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPa), com especializações em Oftalmologia e Medicina do Trabalho, é também capitão de fragata da reserva da Marinha do Brasil.

Guilhon equilibra sua carreira médica com a literatura, tendo iniciado o estudo da doutrina espírita e o desenvolvimento da mediunidade em 2010. Membro imortal da Academia Paraense de Letras e presidente da Sociedade Brasileira dos Médicos Escritores no Pará, ele já publicou diversos livros, alguns psicografados, como "Luzes no Passado", "Vícios Terrenos" e "Brasília, coração de um país".

SERVIÇO

Noite de autógrafos do livro "Tempestades do Além", de Cláudio Guilhon

  • Data: sexta-feira, 7 de junho;
  • Horário: às 18h;
  • Local: Academia Paraense de Letras;
  • Entrada gratuita. 
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA