Arrastão do Círio volta às ruas de Belém no dia 8 de outubro
É grande a expectativa pela volta da festa da cultura popular nos moldes anteriores à pandemia
O Arrastão do Círio, do Arraial do Pavulagem, voltará às ruas no sábado, 8 de outubro, véspera da grande procissão do Círio de Nazaré. A festa popular em celebração à padreira da Amazônia chega à 20ª edição.
VEJA MAIS
O evento volta com força total após dois anos de pandemia. Em 2020, por conta das restrições, o Arrastão deu lugar a um show em formato de live e, no ano seguinte, voltou com algumas atividades, incluindo as oficinas de adereços, pernas-de-pau e instrumentos, além de shows presenciais na sede do Instituto Arraial do Pavulagem, com acesso de público limitado.
"Nós moramos num lugar fantástico, cobiçado, que preocupa a humanidade (Amazônia). Esse momento do Círio traz uma esperança para nós que moramos aqui", conta Ronaldo Silva, um dos fundadores do Arraial do Pavulagem.
"A nossa fé na vida, a nossa esperança no futuro do Brasil passa pela nossa memória, pela nossa história, pelas nossas origens. O Círio é mais um momento em que o Arraial vai reafirmar a importância da floresta em pé, da troca de saberes, a valorização da cultura e o desejo de um país justo, fraterno e humano", completa.
A realização do 20º Arrastão do Círio é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia, apoio cultural da Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Governo do Pará e apoio institucional da Prefeitura de Belém através da FUMBEL.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA