Círio 2022: arquibancadas que serão usadas na festa já estão sendo montadas
A novidade desse ano é que as estruturas seguirão ao longo do entorno da praça da República, não mais finalizando na avenida Presidente Vargas
A montagem das arquibancadas para a festa nazarena de 2022 começou na manhã desta segunda-feira (12). Elas serão usadas em duas procissões: Trasladação e Círio. A vistoria do Corpo de Bombeiros está agendada para o dia 6 de outubro. Com isso, a previsão de liberação das estruturas é logo na primeira semana do mês. O ponto inicial do serviço se concentrou na Praça da República, localizada na avenida Presidente Vargas, que recebeu também uma podagem das árvores do corredor principal do local para melhorar a experiência dos fiéis.
A novidade para a edição do Círio deste ano é que as arquibancadas não irão encerrar no final da praça, como era feito anteriormente. O diretor de arraial e arrecadação da festa, Sérgio Reis, explica que a ideia foi pensada visando atender a maior quantidade de pessoas interessadas no espaço. “Ela não vai encerrar na avenida Presidente Vargas, vai fazer o contorno da praça de modo que tenhamos lugares em frente ao edifício Manoel Pinto da Silva. Tudo isso aumentando a capacidade das arquibancadas, como uma forma de atender às grandes demandas que já estamos enfrentando”, diz o responsável.
VEJA MAIS
O controle de acesso às estruturas será feito por meio de portarias que serão colocadas fora da área de isolamento. A mesma ideia que foi traçada no Círio de 2019 será usada nesta edição. “Além das arquibancadas, havia uma área de convivência dentro de um isolamento feito por trás da estrutura, de modo que o devota que vai para a arquibancada vai ter um espaço para fazer seu lanche, comprar seu artigo religioso. Tudo isso dentro da maior tranquilidade e segurança. Além, é claro, de poder ver a imagem passando”, destacou Sérgio.
Dois setores estão disponíveis para compra: A e B. O primeiro começa na rua Oswaldo Cruz e vai até a rua da Paz. Já o segundo, seguirá da rua da Paz até a avenida Nazaré. Outros serviços estão sendo realizados para melhorar a qualidade do trajeto da procissão e evitar possíveis incidentes: podas e verificação da saúde estrutural das árvores, por responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Capacidade
No total, 10 mil lugares estarão disponíveis para o público, sendo 5 mil para o sábado de traslado da imagem peregrina à Igreja da Sé e outros 5 mil destinados ao domingo, no trajeto que vai em direção à Basílica Santuário de Nazaré. A gratuidade contou com 900 ingressos que já foram entregues pela Diretoria da Festa (DFN).
Comerciantes da praça
Os artesãos e demais permissionários que atuam aos domingos na praça da República serão reordenados dentro do próprio local. Em nota, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) informou que o objetivo da organização é garantir a atividade econômica dos trabalhadores, principalmente durante o Círio, época em que as vendas aumentam pelo movimento na cidade.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA