CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

CINE NEWS

Por Marco Antônio Moreira

Coluna assinada pelo presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutor em Artes pelo PPGARTES/UFPA; Mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino, coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), crítico de cinema e pesquisador.

Roda de cinema sobre minissérie “Adolescência”

Marco Antonio Moreira

“Adolescência” é uma minissérie relevante que tem gerado importantes debates. Com base na importância do tema, o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), coordenado por mim, promoverá, em parceria com a Casa das Artes, uma Roda de Cinema sobre essa produção — sem dúvida, uma das obras audiovisuais mais discutidas do ano.

A produção britânica, criada por Jack Thorne e Stephen Graham e dirigida por Philip Barantini, gira em torno de Jamie Miller, um estudante de 13 anos preso sob a acusação de assassinar uma colega de classe. A obra levanta diversas reflexões sobre educação, psicologia e a influência da internet na vida de crianças e adolescentes.

Participarão da Roda de Cinema do CEC as psicólogas Ana Claudia Machado e Joselle Menezes, que contribuirão com análises vinculadas à psicologia. A Roda de Cinema do CEC é uma ação de cultura cinematográfica promovida mensalmente, com temas relacionados ao cinema e ao audiovisual. A sessão dedicada à minissérie “Adolescência” será realizada no dia 16/04, às 18h30. Entrada gratuita.

Fórum

Em maio, promoverei o I Fórum de Pesquisa em Cinema, um evento cultural que reunirá trabalhos acadêmicos, pesquisadores e debates sobre o cinema como linguagem artística e instrumento de transformação social. A iniciativa será realizada por meio do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), em parceria com a Casa das Artes.

O objetivo do evento é fortalecer a pesquisa cinematográfica no Pará, promovendo reflexões sobre a sétima arte, com foco especial no cinema amazônico. Com a apresentação de trabalhos acadêmicos e debates sobre temas relevantes do audiovisual, o Fórum criará um espaço de intercâmbio de ideias e estímulo à produção intelectual sobre cinema.

A proposta é ampliar as perspectivas sobre o fazer cinematográfico e reforçar o papel do cinema como ferramenta de educação e transformação social. Mais informações sobre a programação e as inscrições serão divulgadas em breve.

Debate

Belo momento de cinefilia e música na Sessão Cult Debate sobre o filme Milton Bituca Nascimento, promovida pela Associação de Críticos Cinematográficos do Pará (ACCPA), nesta semana, no Cine Líbero Luxardo. O crítico musical Edgar Augusto Proença esteve comigo no debate sobre o filme e sobre a extraordinária música de Milton Nascimento. Assista ao filme, sem falta! Em breve, ele estará disponível em alguma plataforma de streaming. Agradeço à direção e equipe do Cine Líbero Luxardo e ao amigo Edgar Augusto Proença por essa essencial homenagem à vida e à obra de Milton Nascimento. Em maio, será programada uma nova Sessão Cult Debate, baseada na excelente programação do Cine Líbero Luxardo.

Globoplay

"Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, está disponível para os assinantes da Globoplay. Espero que o filme alcance um público ainda maior e possa gerar mais debates sobre seu tema e sobre a importância do cinema brasileiro. "Ainda Estou Aqui" é um dos maiores sucessos do cinema nacional, com mais de 5 milhões de espectadores nas salas de cinema brasileiras. Assista — ou reveja — esse belo trabalho de Walter Salles, com excelentes atuações de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.

Mostra de clássicos franceses

O Cineclube do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) está exibindo, neste mês, uma mostra de filmes clássicos franceses. Obras excelentes como O Salário do Medo, de Henri-Georges Clouzot, e Pickpocket – O Batedor de Carteiras, de Robert Bresson, já foram exibidas. Na terça-feira, dia 15/4, será apresentado o belíssimo Brinquedo Proibido, de René Clément. No filme, a pequena Paulette fica órfã após um ataque aéreo sobre a França durante a Segunda Guerra Mundial. Acolhida por uma família do interior, ela se torna companheira inseparável de Michel, um garoto alguns anos mais velho. Mesmo entre brincadeiras, a morte — tão presente no cotidiano — marca o imaginário dos dois, que decidem criar um cemitério para animais.

Dica da semana

Brinquedo Proibido de Rene Clément. Com Brigitte Fossey, Georges Poujouly. Prêmio de melhor filme no Festival de Veneza (Cineclube Sindmepa. Terça-feira, dia 15/4, às 19h. Entrada gratuita).

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cine News
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE CINE NEWS