Vazamento de ácido em Joinville: acidente é visto como situação de emergência pelo Governo Federal

O ácido sulfônico, produto químico que vazou em rio após o tombamento do caminhão, é considerado tóxico e corrosivo, o que pode causar queimaduras na pele e lesões oculares graves

Carolina Mota

O Governo Federal reconheceu o acidente que resultou em vazamento de ácido sulfônico no Rio Seco, em Joinville (SC), na última segunda-feira (29), como estado de emergência. A portaria foi publicada no Diário oficial pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

O ácido sulfônico chegou até o rio que deságua no Rio Cubatão após um caminhão tombar na Serra da Dona Francisca, na SC-418, o que causou a interrupção no abastecimento de água em quase todo o município.

VEJA MAIS

image Acidente provoca vazamento de produto químico em rio de Santa Catarina; veja o vídeo
Produto usado para produzir detergentes e produtos de limpeza em geral formou uma espuma branca no rio

image Incêndio em empresa pesqueira de Icoaraci gera vazamento de amônia
Acidente ocorrido na noite da terça-feira (4) fez com que várias pessoas relatassem o incômodo devido ao forte cheiro do produto químico, que é tóxico

No acidente, o motorista sofreu apenas ferimentos leves. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRV), o produto químico que vazou é considerado tóxico e corrosivo.

Segundo gerente do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), o contato direto com o material pode causar desde queimaduras na pele a lesões oculares graves. A substância também é nociva por inalação e ingestão.

Acidente

O acidente ocorreu no km 16 e fechou a Serra da Dona Francisca por tempo indeterminado. A Polícia Civil informou que abriu um inquérito para apurar as circunstâncias do derramamento.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão foi fechada preventivamente para a captação e um gabinete de crise foi instalado na cidade.

Carolina Mota, estagiária sob supervisão da jornalista de OLiberal.com Mirelly Pires

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL