Serasa Score: consulta, o que é ‘score’ e para que serve
Manter uma boa pontuação no Score pode facilitar na hora de solicitar cartões de créditos e novos financiamentos; entenda para que serve a ferramenta e como consultar seu Score
Em março de 2023, mais de 70 milhões de brasileiros estavam na lista de inadimplentes da Serasa com dívidas que, somadas, chegavam a mais de R$ 330 bilhões. Com o objetivo de gerar mais segurança na hora de instituições financeiras e bancos concederem crédito, a Serasa desenvolveu uma ferramenta que fornece uma pontuação baseada nos hábitos financeiros dos indivíduos.
VEJA MAIS
Fundada em 1968, a empresa é especializada em informações financeiras e análise de crédito. Por conta disso, formulou a ferramenta Score, que mede a probabilidade de indivíduos e empresas pagarem suas contas em dia. A pontuação varia de 0 a 1000, e quanto menor o número, maior o risco de inadimplência por parte do cliente.
Para que serve o Score?
Baseada em diversas informações financeiras como histórico de pagamento, dívidas ativas, inadimplência, entre outros dados, o Score é calculado com base em um algoritmo e gera uma pontuação de acordo com o perfil financeiro do cliente.
Com isso, bancos e instituições financeiras conseguem avaliar a capacidade de pagamento de um cliente e podem escolher se irão liberar crédito a indivíduos e empresas. Por conta disso, ter uma boa pontuação no Score da Serasa é um requisito muitas vezes importante na hora de contratar um novo cartão de crédito ou realizar uma solicitação de financiamento de automóveis e imóveis, por exemplo, pois pode influenciar diretamente na concessão - ou não - dos valores solicitados pelo cliente.
Como consultar o Score da Serasa?
Para consultar o Score da Serasa, o indivíduo deve seguir os seguintes passos:
- Acesse o site da Serasa Consumidor;
- Clique em “Consultar CPF e Score Grátis”;
- Informe seu CPF e senha caso já tenha cadastro ou crie um novo usuário;
- Clique em “Soluções”;
- Escolha a opção “Consultar meu Serasa Score”.
(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA