CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Segundo voo com repatriados chega sob avaliação de Grupo de Trabalho brasileiro e norte-americano

Monitoramento quer servir para organização dos próximos voos

O Liberal
fonte

Um grupo de trabalho (GT) formado por representantes do governo brasileiro e do governo dos Estados Unidos monitorou o voo que saiu dos EUA nesta sexta-feira (7/02) trazendo de volta 111 brasileiros repatriados.

A aeronave fez novo percurso para o retorno dos brasileiros deportados. O voo partiu de madrugada de Alexandria, no estado da Luisiana, sul dos EUA, acima do Golfo do México. E chegou pouco depois das 16h, com uma hora de atraso em relação ao tempo previsto. Houve escala programada em Porto Rico.

O primeiro voo partiu dos Estados Unidos com destino a Manaus e fez escala no Panamá. A nova rota com chegada pelo litoral tem carga simbólica: evita que os brasileiros repatriados estejam algemados no momento em que o voo sobrevoa o território brasileiro.

De acordo com o Itamaraty, o voo foi acompanhado em tempo real e “será objeto de avaliação com vistas à organização dos voos seguintes.” Como descrito inicialmente pela Agência Brasil, o embarque dos brasileiros foi assistido pelo Consulado brasileiro em Houston.

VEJA MAIS

image Segunda aeronave com brasileiros deportados dos EUA chega hoje
Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o embarque dos brasileiros, em Alexandria, estado da Luisiana, nos Estados Unidos, será acompanhado por um diplomata do Consulado-Geral do Brasil em Houston

image Tratamento a brasileiros deportados dos EUA segue acordo feito por Temer com Biden, diz Lula
Declarações foram dadas durante uma entrevista a rádios de Minas Gerais

image Governo brasileiro condena tratamento degradante a deportados em voo dos EUA e exige explicações
Nota divulgada neste domingo (26/1) fala em violação de acordo internacional

O GT de monitoramento é formado por representantes dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública e da Polícia Federal, pelo lado brasileiro; e por representantes do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos e por representantes da embaixada americana em Brasília.

Em Fortaleza, livres de algemas e correntes, os brasileiros embarcaram em voo da Força Aérea Brasileira com destino a Belo Horizonte. Na capital mineira, os brasileiros serão recebidos pela ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo.

Além de alimentação na acolhida haverá serviço para regularização vacinal e matrícula na rede de ensino. Há crianças e adolescentes entre os repatriados.

Força Aérea

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que uma aeronave KC-30, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT - Esquadrão Corsário), decolou de Fortaleza às 18h55 desta sexta-feira (7), transportando brasileiros que regressaram ao Brasil, oriundos dos Estados Unidos.

Segundo a FAB, o pouso da aeronave no Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, está previsto para as 21h20 de hoje.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL