CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Vale alimentação vai acabar? Veja as mudanças e ligue o alerta

Governo Federal estuda algumas propostas para modificar o Programa que beneficia milhões trabalhadores

Rafael Lédo

Os benefícios de vale-alimentação e vale-refeição fazem parte do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que pode sofrer mudanças pelo Governo Federal. Ainda com divergências, algumas propostas trazem mais liberdade para o trabalhador decidir como gastar o dinheiro do vale, enquanto outras trazem preocupação para a competitividade do mercado.

As mudanças no PAT são debatidas em âmbito nacional, atingindo milhões de trabalhadores que são beneficiados com o programa. O debate tem como assunto central a redução de custos, em que não há divergência dos grupos envolvidos, como o setor supermercadista, empresas de gestão de benefícios e trabalhadores. O problema surge a partir do momento em que se pensa como realizar esta contenção de gastos.

VEJA MAIS

image Confira o que mudou na lei da cadeirinha em 2025; veja as regras
O uso do item de segurança para crianças é obrigatório desde 2020; saiba mais

image Veículos com final de placas 72 a 92 terão descontos no IPVA até 11 de fevereiro
Descontos são aplicados para carros sem multas de trânsito

image Câmera de segurança registra momento da queda de avião em São Paulo
Duas pessoas morreram no acidente e sete ficaram feridas

Conheça as propostas de mudança no vale alimentação

Sai o cartão, entra o PIX

Uma das possíveis mudanças é em relação a desnecessidade dos cartões de benefícios. Assim, o pagamento do vale seria feito por meio do PIX, em que o dinheiro cairia diretamente na conta do trabalhador.

Essa mudança não é vista com bons olhos pela Câmara Brasileira de Benefícios ao Trabalhador (CBBT), que é uma associação criada a partir da união das principais empresas de multibenefícios do mercado. Na visão da CBBT, a alteração no método de pagamento desviaria a finalidade dos benefícios, já que o PIX não oferece a mesma flexibilidade de uso dos cartões, que restringem as compras nos supermercados, por exemplo.

Gerenciamento pela Caixa Econômica Federal

Além da alteração para o PIX, o Governo entende que uma alternativa viável é que os valores sejam depositados diretamente na conta do trabalhador na Caixa, o que eliminaria a necessidade de intermediários. 

A centralização dos pagamentos no banco pode afetar a competitividade do mercado e não garante a redução de custos, segundo a CBBT.

Portabilidade dos benefícios

Outra modificação que está em análise é em relação a possibilidade de o trabalhador escolher o cartão de sua preferência para receber o benefício, sendo possível realizar a portabilidade do auxílio.

Esta é uma mudança que a CBBT entende ser positiva, mas alerta para a necessidade de regulamentação para evitar custos adicionais para os trabalhadores.

Qual a proposta da CBBT?

A Câmara Brasileira de Benefícios ao Trabalhador defende algumas alterações que entende serem mais eficazes para redução de custos no setor, como o fim do rebate e a interoperalidade dos cartões.

O que muda com as alterações do benefício?

Alguns setores podem sofrer impactos com as possíveis modificações, como é o caso dos supermercados de todo o país. Espera-se que a redução de custos seja repassada para os consumidores por meio da comercialização de alimentos mais baratos.

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) defende as alterações, em que argumenta que o modelo atual tem custo elevado e acaba prejudicando a concorrência no setor.

Qual o futuro do vale alimentação?

Por enquanto, o que há são conversas para que haja efetiva redução de custos sem que o trabalhador seja prejudicado, além dos outros setores envolvidos. Por isso, o diálogo entre o governo, empresas do setor e representantes dos trabalhadores busca garantir o acesso à alimentação de qualidade a preços justos em todo o país.

(Escrito por Rafael Lédo, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de Oliberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL