Saque-Aniversário: veja a diferença entre a modalidade de saque da conta do FGTS e o Abono Salarial
Enquanto o Abono Salarial paga no máximo um salário mínimo, o valor do Saque-Aniversário é uma parcela da quantia presente na conta do FGTS do trabalhador; entenda essa e outras diferenças
Trabalhadores brasileiros que têm carteira assinada e saldo na conta do FGTS têm direito de optar pelo Saque-Aniversário, uma modalidade de saque da conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O formato pode ser confundido com o Abono Salarial, que tem outros requisitos e valores.
VEJA MAIS
Qual a diferença entre o Saque-Aniversário e o Abono Salarial?
Valor
Enquanto o Abono Salarial tem valor máximo de máximo de um salário mínimo, de acordo com a quantidade de meses de trabalho, o Saque-Aniversário é uma parcela do saldo na conta do FGTS, que varia de acordo com o montante disponível.
Data
O Saque-Aniversário é pago no mês de aniversário do trabalhador, enquanto o Abono Salarial tem calendário próprio. Em 2022, a quantia foi paga entre os meses de fevereiro e março.
Quem tem direito
Para receber o Saque-Aniversário, basta estar com a carteira assinada e ter saldo disponível na conta do FGTS, enquanto os requisitos para recebimento do Abono Salarial são mais vastos, sendo eles:
- Cadastro de pelo menos 5 anos no PIS/PASEP;
- Remuneração mensal média de até dois salários mínimos no ano-base;
- Exercer atividade para Pessoa Jurídica em pelo menos trinta dias, consecutivos ou não, no ano-base;
- Dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais.
Ou seja, ambos os formatos de recebimento de valores são bastante diferentes, sendo necessário fazer uma análise de quais poderão ser utilizados ou não.
(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA