'Projeto Comprova' lança aplicativo para celular que ajuda a identificar desinformação
A iniciativa é liderada pela Abraji e reúne mais de 40 veículos de comunicação brasileiros, entre eles, O Liberal; segunda versão do aplicativo permitirá verificação de imagens
O “Projeto Comprova” está lançando um aplicativo para celulares que ajuda usuários a identificarem desinformação. A iniciativa colaborativa de verificação de fatos é formada por 43 veículos de comunicação brasileiros, entre eles “O Liberal”, e liderada pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).
VEJA MAIS
Desenvolvido pela empresa Vortigo, com apoio e financiamento por parte do Google Brasil, a primeira versão do aplicativo já está disponível na Google Play Store e na Apple Store. Com ele, os usuários poderão:
- Acompanhar as verificações publicadas pelo projeto;
- Enviar sugestões de conteúdos suspeitos para verificação;
- Conhecer técnicas para identificação de conteúdos enganosos ou falsos, disseminados nas redes sociais.
Além dos recursos que já estão disponíveis, uma segunda versão do aplicativo será lançada em até duas semanas, e com ela o usuário poderá fazer investigações de imagens com um recurso de busca.
Abraji quer que mais pessoas tenham acesso às verificações
A presidente da Abraji, Katia Brembatti, declarou que a iniciativa é mais uma mostra de como a Associação está buscando todos os canais para chegar a cada vez mais pessoas: “O combate à desinformação exige esforços em várias frentes. O aplicativo é uma forma de estar presente nos celulares”, disse Brembatti.
Coordenador da Google News Initiative no Brasil, Marco Túlio Pires, avaliou que a criação do aplicativo chegou em um momento importante no país. “Por meio dele [aplicativo], agora o brasileiro vai poder acessar conteúdo checado sobre as eleições diretamente na tela do seu celular”, afirmou.
Criado em 2018 para investigar a veracidade de conteúdos suspeitos sobre as eleições presidenciais disseminado nas redes sociais, aplicativos de mensagens e sites, o Projeto Comprova reúne diversos veículos de comunicação e já produziu mais de 800 reportagens investigativas e seus profissionais já treinaram mais de 5 mil jornalistas e estudantes de jornalismo.
(*Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão da editora de OLiberal.com, Ádna Figueira)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA