PF abre inquérito para investigar entrada de joias recebidas pelo governo Bolsonaro

A investigação foi solicitada pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino

O Liberal
fonte

A Polícia Federal abriu um inquérito, na noite desta segunda-feira (6), para investigar investigar a entrada do pacote de joias, avaliadas em R$ 16,5 milhões, entregue pela Arábia Saudita ao casal JairMichelle Bolsonaro. A investigação, que está sob responsabilidade da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários de São Paulo, foi solicitada pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Além disso, em uma reunião com representantes da Receita Federal, o Ministério Público Federal (MPF) pediu mais informações sobre a apreensão das joias, que supostamente seriam um presente da família real saudita para Bolsonaro e sua esposa Michelle Bolsonaro. A procuradoria pediu "todas as informações disponíveis" para analisar o caso.

VEJA MAIS

image Ministro da Justiça solicita investigação sobre entrada de joias destinadas a Michelle Bolsonaro
Flávio Dino afirma que caso pode configurar crimes contra a Administração Pública

image Receita cancela leilão de joias dadas pela Arábia Saudita a Bolsonaro e Michele
Objetos podem servir como prova contra casal Bolsonaro

image Ex-ministro de Bolsonaro se pronuncia sobre o caso das joias da Arábia Saudita trazidas ao Brasil
De acordo com Bento Albuquerque e documentos, mais de um pacote foi entregue pelo governo saudita por ocasião da missão brasileira (sem Bolsonaro) que esteve no país do Oriente Médio em outubro de 2021

As joias, que incluem um colar, brincos, anel e relógio de diamantes, foram encontradas na mochila de um funcionário do Ministério de Minas e Energia no Aeroporto de Guarulhos, após uma viagem ao Oriente Médio. Elas foram apreendidas porque não foram declaradas ao Fisco, o que é obrigatório para bens com valor superior a US$ 1.000.

Segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", o governo Bolsonaro fez pelo menos quatro tentativas de recuperar as joias sem pagar impostos de importação e multa. Oficiais do Ministério de Minas e Energia, o Itamaraty, servidores da Presidência e a chefia da Receita Federal foram envolvidos nas tentativas.

image Jair Bolsonaro nega conhecimento sobre joias enviadas pela Arábia Saudita: ‘presente que não pedi’
Ex-presidente Jair Bolsonaro se pronunciou, pela primeira vez, sobre as joias enviadas pelo governo da Arábia Saudita para a ex-primeira-dama Michelle

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro negou saber do presente, enquanto Bolsonaro disse que não houve irregularidade no episódio. Ex-integrantes da gestão Bolsonaro alegam que o governo pretendia recuperar as joias para que elas fossem destinadas ao acervo oficial da Presidência. No entanto, a Receita Federal afirmou que isso exigiria "pedido de autoridade competente, com justificativa da necessidade e adequação da medida".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL