O que se sabe sobre os ataques criminosos em cidades do Rio Grande do Norte
Estado é alvo de novos ataques de facção criminosa durante a terça-feira (14)
O estado do Rio Grande do Norte foi alvo de uma onda de ataques coordenados por uma facção criminosa na madrugada desta terça-feira (14). Ao menos 15 cidades registraram ações criminosas, resultando na morte de um homem e na prisão de 21 pessoas.
Os ataques continuaram ao longo do dia, com novos registros de incêndios em ônibus e carros, além de explosões em prédios públicos. Em Natal, a frota de transporte coletivo foi recolhida para as garagens e a coleta domiciliar de lixo também foi suspensa na noite de hoje.
VEJA MAIS
Armas e artefatos foram apreendidos
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança, foram apreendidas 5 armas de fogo, 18 artefatos explosivos, 6 galões de gasolina, 5 motos, 1 carro, dinheiro, drogas e munições nas operações policiais.
As autoridades locais e federais estão empenhadas em lidar com a situação. O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que vai prestar apoio ao Rio Grande do Norte e já alinhou medidas de segurança com a governadora Fátima Bezerra, que está em Brasília para cumprir agenda. Dino afirmou em postagem ter autorizado o envio da Força Nacional.
Além disso, medidas de segurança estão sendo adotadas em cidades vizinhas, como na Paraíba, onde o governo reforçou a segurança nas 20 cidades que fazem fronteira com o Rio Grande do Norte. A ideia é fazer blitz para evitar que criminosos deixem o estado a caminho da Paraíba pelas rodovias.
População sobre com os ataques; escolas fecham
A população local também está sentindo os efeitos dos ataques. Aulas foram suspensas em diversas escolas públicas de Mossoró, maior cidade do interior do estado, e as universidades UERN e UFERSA ficarão fechadas no dia de hoje em diversas unidades. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) também suspendeu as visitas e audiências dentro do sistema prisional do Rio Grande do Norte hoje.
A situação preocupa a população e as autoridades, que buscam soluções para conter a violência e garantir a segurança pública. A facção criminosa suspeita de orquestrar os ataques é o Sindicato do Crime, que tem histórico de confrontos com outras facções pelo controle do tráfico de drogas na região.
A suspeita é de o Sindicato do Crime esteja por trás dos ataques no estado. Trata-se de facção criminosa que atua na região. O secretário disse ainda não ter informações sobre a motivação dos ataques, mas citou uma possível retaliação a operações recentes de enfrentamento ao tráfico.
As forças de segurança já sabiam ontem que ocorreria um ataque coordenado pela facção, confirmou, em entrevista coletiva, o secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva. Mas não conseguiram impedir a ação criminosa.
“Nós tivemos informações e fizemos aqui uma reunião com todas as forças de segurança pública do estado. Foi o que desencadeou as ações preventivas”, disse Francisco Canindé de Araújo Silva, secretário de Segurança Pública
Quais os municípios alvos de ataque no Rio Grande do Norte?
- Acari
- Caicó
- Campo Redondo
- Cerro Corá
- Jaçanã
- Lajes Pintadas
- Macaíba
- Maracajaú
- Mossoró
- Natal
- Parnamirim
- São Gonçalo do Amarante
- Santo Antônio do Salto da Onça
- São Miguel do Gostoso
- Tibau do Sul
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA