Google pede desculpas por falso alerta de terremoto no Brasil

A Defesa Civil de São Paulo informou que não foi registrado nenhum indício oficial de movimentos sísmicos

Agence France-Presse (AFP)

O Google pediu desculpas, nesta sexta-feira (14), aos usuários no Brasil que receberam um alerta falso de terremoto em seus celulares com sistema Android durante as primeiras horas da madrugada, segundo uma nota divulgada pela gigante tecnológica.

"Desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente", anunciou a empresa.

Moradores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais receberam, por volta das duas da manhã, uma mensagem sobre um possível terremoto, na altura do litoral paulista, de até 5,5 graus de magnitude.

A Defesa Civil de São Paulo informou que não foi registrado nenhum indício oficial de movimentos sísmicos.

VEJA MAIS

image Moradores de SP e RJ recebem alerta do Google de terremoto em Ubatuba; Defesa Civil nega
A magnitude do terremoto informado no alerta varia de 4,2 a 5,5. O alerta foi enviado por volta das 2h20 desta sexta-feira

Segundo o Google, seu Sistema Android de Alertas de Terremoto "usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas".

Os habitantes que receberam o alerta também encontraram instruções sobre como agir, tais como o uso de determinados tipos de calçados, a verificação das saídas de gás e a permanência em edifícios não danificados.

Embora não tenha reconhecido a falha, a empresa americana limitou-se a afirmar que seu sistema "não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL