General Gonçalves Dias presta depoimento à Polícia Federal e nega omissão em ataques golpistas

Depoimento durou quase cinco horas e ex-ministro diz que não teve responsabilidade por atos de 8 de janeiro

O Liberal
fonte

Nesta sexta-feira (21), o general Gonçalves Dias, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), compareceu à sede da Polícia Federal em Brasília para prestar depoimento em um inquérito que apura os ataques golpistas às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro. O depoimento durou quase cinco horas. E ele negou responsabilidade por atos de 8 de janeiro.

Após sair da sede da Polícia Federal, o general Gonçalves Dias concedeu uma entrevista à TV Globo e afirmou que sua ida à Polícia Federal foi uma grande oportunidade de esclarecer os fatos que têm sido explorados na imprensa. Ele também afirmou que não teve qualquer responsabilidade - seja omissiva ou comissiva - em relação aos ataques.

O general disse confiar na investigação e na Justiça, que, segundo ele, apontarão que ele não teve nenhuma responsabilidade nos fatos do dia 8 de janeiro. O depoimento foi uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações na Suprema Corte.

No dia 19 de abril, o então ministro Gonçalves Dias pediu demissão após a divulgação de vídeos que mostram o general circulando entre invasores do Palácio do Planalto no dia dos atos golpistas de 8 de janeiro. As imagens foram divulgadas pela CNN. Câmeras do circuito interno do Palácio do Planalto que filmaram os ataques do dia 8 de janeiro mostram o ministro abrindo uma porta próxima ao gabinete da presidência para os golpistas saírem.

CNN divulga imagens sem edição

As imagens também mostram servidores do GSI cumprimentando e dando água para os vândalos. Em um primeiro momento, a emissora divulgou as imagens com os rostos borrados, alegando que optou por "não identificar os militares do Gabinete de Segurança Institucional". Nessa quinta-feira (20), divulgou as imagens limpas, sem borrar os rostos e sem edição, já que a emissora havia sido acusada de editar as imagens mudando a ordem cronológica dos fatos.

VEJA MAIS

image General Gonçalves Dias presta depoimento na PF sobre atuação no ataques de 8 de janeiro
PF ouve o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República por determinação do ministro Alexandre de Moraes

image 'Não fiquei chateado, ele saiu por conta própria', diz Lula sobre saída de Gonçalves Dias
Imagens mostram ex-ministro caminhando ao lado de invasores em 8 de janeiro

image General disse que câmera que o filmou no Planalto em 8 de janeiro estava quebrada, afirma jornalista
Após revelação das imagens gravadas no dia dos ataques, Gonçalves Dias pediu demissão do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI)

Em entrevista à TV Globo no dia da sua demissão, Gonçalves Dias afirmou que estava no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro para retirar os invasores golpistas de lá. Ele disse que entrou no Palácio após a invasão e estava retirando as pessoas do terceiro e quarto piso, para que houvesse a prisão no segundo. O general afirmou que é preciso aguardar o fim das investigações para que a verdade seja esclarecida.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL