CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Conheça quais são os gestos em fotos que podem ser associados a facções

Originalmente ligados a tribos como hippies e roqueiros, alguns símbolos com as mãos passaram a representar risco de morte em certos locais do Brasil

Beatriz Rodrigues
fonte

Originalmente ligados a tribos como hippies e roqueiros, alguns símbolos com as mãos passaram a representar risco de morte em certos locais do Brasil. Acontece que estes gestos podem ser interpretados como uma saudação ou indicativo de pertencimento a facções criminosas, já que foram apropriados por organizações como PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho).

De acordo com a desembargadora do TJSP e pesquisadora Ivana David, ao Uol, nas áreas dominadas por facções, os sinais funcionam como mecanismos de controle social e territorial. Ela destacou que "o tráfico é um crime territorial: quem invade o território rival, morre".

Nesse papel, as redes sociais atuam como um vetor de disseminação desses gestos. Imagens publicadas online com esses sinais podem ser rapidamente identificadas por facções rivais, colocando os indivíduos em risco de retaliações violentas.

Nos últimos meses, o uso de gestos com as mãos em fotos e vídeos vem sendo mal interpretado e causando vítimas no Brasil. Um caso que repercutiu em escala nacional, foi o de um turista de 16 anos que foi encontrado morto em Jericoacoara, no Ceará, após fazer um sinal com a mão, em dezembro de 2024

VEJA MAIS:

image Cantora faz gesto em videoclipe e depois tira obra do ar com medo de facção criminosa; entenda
Nos últimos meses, o uso de gestos com as mãos em fotos e vídeos vem sendo mal interpretado e causando vítimas. Cantora se pronunciou sobre o caso.

image Turista de 16 anos faz gesto ligado a facção e acaba sendo assassinado em Jericoacoara
Jovem foi rendido e arrastado por sete criminosos

Conheça abaixo alguns dos símbolos que se deve evitar para não correr o risco de retaliações.

Quais gestos são perigosos? 

✌ Dependendo do local, quando alguém ergue dois dedos, pensando estar fazendo o símbolo de "paz e amor" dos hippies, o gesto pode ser interpretado como o sinal de "2", indicando pertencimento ao Comando Vermelho (CV). A facção é a segunda maior organização criminosa do país e, desde 2020, intensifica a guerra do tráfico em regiões como a Bahia.

🤟 Por outro lado, quem levanta três dedos, como os roqueiros costumam fazer no sinal do Heavy Metal, pode ser associado ao Bonde do Maluco (BDM), arquirrival do CV. O Sinal invertido, formando um M, também está incluído na lista.

👆 Segundo o influenciador Iae Break, em um vídeo publicado em suas redes sociais, outros símbolos que tem que se tomar cuidado quando estiver passando e tirando fotos na comunidade são a letra L ou a arminha com os dedos.

👍 Ainda de acordo com ele, para não passar pelo estresse, o sinal mais indicado para se usar em fotos é o "joinha". “Vocês podem fazer vários símbolos dentro da comunidade, só não podem fazer símbolos que levantam bandeira de facção”, disse ele.

Confira o vídeo:

(*Beatriz Rodrigues, estagiária sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de Oliberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL