CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cantora faz gesto em videoclipe e depois tira obra do ar com medo de facção criminosa; entenda

Nos últimos meses, o uso de gestos com as mãos em fotos e vídeos vem sendo mal interpretado e causando vítimas. Cantora se pronunciou sobre o caso.

Gabriel Bentes
fonte

A rapper Duquesa decidiu tirar do ar o clipe de "Fuso", lançado no último dia 16 de dezembro, com medo de retaliações de alguma facção criminosa. A artista baiana, de 24 anos, preferiu remover o audiovisual das plataformas após fazer um gesto com a mão, considerado um sinal para reconhecer bandidos rivais, que inclusive viralizou em uma trend no TikTok.

A remoção do conteúdo foi feito após a cantora receber alerta de fãs. Nos últimos meses, o uso de gestos com as mãos em fotos e vídeos vem sendo mal interpretado e causando vítimas. No último dia 18 de dezembro, um turista de 16 anos foi encontrado morto em Jericoacoara, no Ceará, após fazer um sinal com a mão, sem saber que se tratava de uma identificação de facção criminosa. No videoclipe de "Fuso", Duquesa aparece fazendo o número 3 com os dedos médio, anelar e mínimo (ou mindinho, como é conhecido).

Segundo o Metrópoles, o gesto é o mesmo utilizado por integrantes do Bonde do Maluco, conhecido como BDM, um dos grupos criminosos de Salvador e do interior do estado. 

VEJA MAIS

image Duquesa leva a turnê 'Taurus' ao Festival Psica em Belém
Cantora baiana, indicada ao BET Awards 2024, se apresenta no evento com seu novo álbum, que já soma mais de 170 milhões de streams.

image Duquesa se une a Bivolt e Onnika em videoclipe 'One Time', carregado de referências brasileiras
Tríade formada pelas artistas reafirma a potência feminina em ascensão na cena do trap nacional

Pronunciamento de Duquesa

Por meio de um vídeo nas redes sociais, a rapper se pronunciou quanto à polêmica e negou qualquer apologia ao crime: “Galera, fiquem atentos à nova trend de Fuso. Não iremos repostar nenhum vídeo que contenha sinais indevidos com as mãos”.

Duquesa completou: “Eu passei 22 anos morando na Bahia. E nunca fiz apologia, nunca me envolvi ou falei sobre [organizações criminosas]. Meu trabalho nunca girou em torno disso. Meu trabalho não pode ser resumido a uma falha.”

A cantora prosseguiu com a explicação, contando ainda que, em breve, o trabalho gravará um novo clipe:

“Muita gente que me perguntou ‘Aí Duq por que não pode fazer os sinais? O que está acontecendo’, são pessoas de fora da Bahia, não entendem o que está acontecendo, mas aqui na Bahia, simbologia com as mãos que simula números, gestos… no geral, usar as mãos em fotos, em vídeos, estão sendo associadas a símbolos de organizações criminosas”, concluiu.

Na tarde desta sexta-feira (03), a equipe da rapper publicou um comunicado sobre a polêmica no Instagram, dizendo que "o gesto se referia aos três dias que Duquesa passou nos Estados Unidos para participar da premiação BET Awards, no qual estava indicada".

(*Gabriel Bentes, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Enderson Oliveira, editor web de oliberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Celebridades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA