Congresso elege novos presidentes da Câmara e Senado; veja quem são

As votações seguirão regras regimentais e serão realizadas de forma secreta

O Liberal

O Congresso Nacional realizou neste sábado (1º) a eleição para definir os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que estarão à frente das Casas no biênio 2025-2027. As votações seguiram regras regimentais e foram realizadas de forma secreta. Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito presidente do Senado e vai comandar a Casa até 2027. Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados com 444 votos. Ele é o mais jovem a ocupar o posto na história da Casa, com 35 anos.

VEJA MAIS

image Quem é Davi Alcolumbre, que volta à Presidência do Senado
Aos 47 anos, ele é influente nas três esferas do poder em Brasília (DF) e no seu estado do Amapá

image Davi Alcolumbre vence com ampla vantagem e retorna à presidência do Senado
Senador era tido como favorito desde 2024 e reuniu maioria ampla de apoios.

A escolha do novo presidente do Senado aconteceu primeiro, com votação marcada para às 10h. Os senadores votaram por meio de cédulas e, logo após o anúncio do vencedor, foram eleitos os vice-presidentes e secretários que compõem a Mesa Diretora da Casa. 

Eleição David Alcolumbre

O Senado elegeu Davi Alcolumbre presidente da Casa pelos próximos dois anos. Com 41 votos necessários para ser eleito, o parlamentar do Amapá voltou ao cargo que ocupou entre 2019 e 2021. A apuração dos votos continua. Alcolumbre sucede a Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de quem é padrinho político.

  • Davi Alcolumbre (União-AP): 73 votos – eleito
  • Astronauta Marcos Pontes (PL-SP): 4 votos
  • Eduardo Girão (Novo-CE): 4 votos

CÂMARA

Na Câmara dos Deputados, a eleição ocorrerá às 16h, com votação eletrônica para definir, simultaneamente, o novo presidente e os demais integrantes da Mesa Diretora. Os candidatos à presidência da Casa são Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

Para ser eleito em primeiro turno, o candidato precisa obter a maioria absoluta dos votos – 257 na Câmara e metade mais um dos presentes no Senado. Caso seja necessário um segundo turno, vencerá o candidato mais votado.

A posse dos eleitos ocorrerá logo após a apuração dos votos, dando início às atividades legislativas para o novo período. A sessão conjunta do Congresso Nacional, que marca a inauguração da nova legislatura, está prevista para as 15h.

 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL