Como organizar as finanças para 2025? Especialista fala sobre a importância de um bom planejamento
Ivan Silveira, consultor financeiro, dá dicas para uma relação saudável com o dinheiro
Com o início de um novo ano, metas e projetos tendem a ser traçados — um deles, por exemplo, é a organização das finanças. Essa atitude proporciona uma relação saudável com o dinheiro e, principalmente, tranquilidade. O consultor financeiro Ivan Silveira alerta que ter as contas “na ponta do lápis” é essencial para planejar a curto, médio e longo prazo.
VEJA MAIS
Para Ivan, uma pergunta essencial que deve ser feita é: “Se acontecer algo agora, que me impeça de continuar a fazer o que eu faço para ganhar a vida, como será o meu amanhã?”. O consultor afirma que esse questionamento é capaz de mostrar como anda a organização financeira, independente da atuação exercida no mercado ou da hierarquia ocupada na sociedade.
O começo da busca pelo equilíbrio nas finanças é por meio de levantamentos, diz o consultor. Entre as informações que devem ser reunidas estão as fontes de receita, quantia de ganhos mensais, dívidas pendentes e despesas fixas. Ivan recomenda a criação de uma estratégia de pagamento de débitos, listando cada um conforme os juros — do maior para o menor.
“Assim você irá saber exatamente quanto precisa por mês para sobreviver e separar um valor por mês para construir sua Reserva de Emergência. Pois é melhor ter e não precisar usar, do que precisar usar, não ter e entrar no cheque especial”, aponta Ivan Silveira.
Benefícios de ter as finanças organizadas
Uma vida financeira organizada proporciona muitos benefícios, dentre eles o controle e gerenciamento de imprevistos, como acidente, demissão e nascimento de um filho, diz Ivan. Dessa maneira, o consultor destaca que viver com o dinheiro desorganizado traz prejuízos graves: “Você perde a sua tranquilidade, a sua paz, não consegue mais render com eficiência no seu trabalho, não consegue mais dormir como antes. Muitos divórcios são ocasionados devido a uma má gestão financeira. Famílias inteiras podem ser destruídas por conta de decisões erradas financeiramente tomadas.”
Antes de começar os ajustes nas contas, é preciso ter noção da realidade em que vive. “Não adianta eu querer sustentar uma vida de alto custo se eu não consigo controlar os meus gastos e não tenho uma receita tão elevada”, explica.
Uma relação saudável com o dinheiro é transformadora
A conquista da organização financeira permite viver uma relação saudável com o dinheiro. O consultor Ivan viveu essa experiência e recomenda a busca constante por esse estilo de vida. “Quando você consegue atingir esse equilíbrio financeiro você consegue realizar planejamentos com mais tranquilidade para dar o próximo passo”, assegura.
Três dicas para uma vida financeira melhor em 2025
O consultor de finanças Ivan Silveira apresenta três dicas essenciais para ter uma vida financeira melhor no próximo ano. Confira abaixo.
- Nunca gaste mais do que você ganha efetivamente
- Tenha uma Reserva de Emergência e não espere uma emergência acontecer para poder começar a criar uma
- Busque diversificar a sua fonte de receita
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA