CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Buraco em rua de Bragança, no Pará, vira fake news nas eleições do Rio de Janeiro; entenda

Imagem 'errada' aparece em vídeo publicado nas redes sociais de Alexandre Ramagem (PL), que aponta problemas na gestão de Eduardo Paes, atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro

Hannah Franco
fonte

Em um novo material de campanha, o candidato a prefeito do Rio de Janeiro, Alexandre Ramagem (PL), gerou controvérsia ao usar uma foto de um buraco em uma rua de Bragança, no Pará, para criticar a gestão do atual prefeito Eduardo Paes (PSD). A montagem, divulgada em um vídeo nas redes sociais de Ramagem, é parte da estratégia de marketing eleitoral que visa mostrar problemas como lixo, enchentes e buracos na cidade do Rio.

No vídeo, que foi inicialmente publicado no Instagram, uma das imagens destacadas mostra uma placa de rua com a advertência "cuidado, buraco novo". No entanto, a foto em questão não foi tirada no Rio de Janeiro, mas sim em Bragança, no nordeste do Pará.

VEJA MAIS

image PF encontra com Ramagem roteiro para Bolsonaro pôr sob suspeita urnas eletrônicas
As descobertas fazem parte da quarta fase da operação Última Milha, que investiga a chamada 'Abin paralela'

image Datena sai de púlpito e avança em Marçal durante debate
Tucano quebrou regra com ação. Ele e o candidato do PRTB foram repreendidos pela mediadora

A imagem, inclusive, foi originalmente publicada em julho de 2021, no site da Fundação Educadora de Comunicação. A foto do buraco foi incluída em uma matéria sobre um vazamento de água que causou uma erosão na rua Duque de Caxias, no bairro do Alegre, em Bragança.

O erro na campanha de Ramagem foi rapidamente identificado e exposto pelo blog da Lu Lacerda e confirmado pelo jornal O Globo. Na publicação, o candidato diz que Paes tenta vender uma imagem "maquiada" do Rio, enquanto a "realidade nas ruas é outra".

image Foto do buraco foi registrada na rua Duque de Caxias, no bairro do Alegre, em Bragança. (Reprodução/Fundação Educadora de Comunicação)

Resposta de Eduardo Paes

A utilização da imagem pela campanha de Ramagem foi criticada pelo seu principal rival nas eleições, Eduardo Paes. Em resposta, o atual prefeito comentou em um post no Instagram: "Pelo visto, o candidato do governador, além de não conhecer a diferença entre as atribuições municipais e estaduais, também não conhece a própria cidade."

Diante da repercussão, Ramagem apagou o vídeo do Instagram, mas ele permanece disponível no perfil do candidato no TikTok

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

 
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL