Acidente de avião em Vinhedo: Voepass aciona seguradora para indenizar famílias das vítimas

CENIPA concluiu a Ação Inicial no local do acidente; 1º relatório do acidente deve ser entregue em um mês

O Liberal
fonte

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), finalizou, nesta segunda-feira (12/08), a Ação Inicial envolvendo o avião ATR 72-500 da Voepass, de prefixo PS-VPB, que decolou de Cascavel, no Paraná, e iria até o aeroporto de Guarulhos (SP), mas caiu em Vinhedo, no interior paulista, após cerca de uma hora e meia de voo, na última sexta-feira (09.08). O órgão começou a extrair e transcrever os áudios e dados das caixas-pretas da aeronave. Já a companhia aérea Voepass acionou sua seguradora para indenizar os familiares das vítimas do acidente, que deixou 62 mortos.

VEJA MAIS

image Gravações das caixas-pretas de aeronave que caiu em Vinhedo foram recuperadas
Dados confirmam que não houve declaração de emergência aos órgãos de controle de tráfego aéreo

image O que se sabe sobre a tragédia aérea em Vinhedo?
O turboélice ATR 72-500, de matrícula PS-VPB, fazia o voo 2Z-2283 de Cascavel (PR) para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

image Sensibilizado, Papa Francisco pede orações por vítimas do acidente aéreo em Vinhedo (SP)
Em pronunciamento no Vaticano, o Sumo Pontífice manifestou-se sobre o assunto, neste domingo (11)

Segundo a CNN Brasil, com base em informações da empresa, a seguradora está tratando individualmente com cada família. Todos os corpos foram retirados do local do acidente e levados ao Instituto Médico Legal (IML) central, na capital paulista. Até o momento, 12 foram identificados e 8 foram liberados.

image MPT abre investigação sobre responsabilidade da VoePass em acidente aéreo em São Paulo
A queda do avião resultou na morte de 62 pessoas, incluindo quatro tripulantes e 58 passageiros

image Tatuagens e fraturas podem ajudar na identificação das vítimas da queda de avião em SP
A Defesa Civil e as autoridades competentes seguem investigando as causas da queda do avião, que ocorreu na cidade de Vinhedo, a aproximadamente 100 km de São Paulo.

image Primeiros corpos das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo chegam ao IML de SP
Os veículos transportavam dois corpos identificados ainda no local do acidente, enquanto outros 10 aguardam perícia para identificação.

A Defensoria Pública do Paraná, que acompanha as investigações em conjunto com a Defensoria Pública de São Paulo, explica que em casos de ‘acidente de consumo’, como é o caso da queda do avião comercial, os danos morais (uma estimativa do sofrimento pela perda de um familiar) e danos materiais (perda de bens, como itens que estavam em uma mala, pensão mensal vitalícia calculada com base no valor dos rendimentos mensais e expectativa de vida da pessoa morta, por exemplo) devem ser indenizados independentemente da culpa da transportadora aérea na queda.

Além da Cenipa, que investiga o acidente, um inquérito policial foi instaurado pela Delegacia de Vinhedo para investigar o caso.  

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL