MENU

BUSCA

5G chega hoje em mais quatro capitais do Brasil; saiba em quais

Com isso, o Brasil alcança um total de 12 cidades com o novo sistema

O Liberal

5G puro (standalone), que permite velocidade até cem vezes maior que a da atual rede 4G, chega nesta segunda-feira (22) em mais quatro capitais: Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO), Florianópolis (SC) e Vitória (ES). Com estações de 5G já operando em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e São Paulo, o Brasil soma 12 cidades com o sistema. As informações são do portal O Globo.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que já são 3.907 antenas de 5G licenciadas no país, a maioria delas em São Paulo (1.522) Já o Rio de Janeiro, soma 1.045 pedidos, o que equivale a mais de quatro vezes o exigido, que é de 252 estações, divididas em 84 para cada uma das prestadoras nacionais: Claro, Vivo e TIM.

Ainda de acordo com a Aneel, há também 44 pedidos de licenciamento em Florianópolis, onde o mínimo exigido era de 18, mais 38 licenciamentos em Vitória, também acima do piso de 15, e outros 21 pedidos em Palmas, superando as 12 antenas requeridas. A agência não informou, porém, o número de antenas ativas nas novas operações.

VEJA MAIS

5G: cerca de 65 cidades do Pará devem ficar sem tecnologia até 2029
A quinta geração da conectividade móvel promete reduzir o tempo de espera entre a comunicação de dispositivos ou servidores

Prazo para chegada do 5G a Belém foi adiado em 60 dias
Grupo de trabalho da Agência Nacional de Telecomunicações alega dificuldades técnicas e logísticas

Mesmo com 5G, região Norte tem 25% da população com dificuldades de acesso à internet
A parcela mais atingida pelo abismo digital observado atualmente é menos escolarizada das classes C, D e E; dificuldades acentuam diferenças socioeconômicas

Enquanto 5G chega ao Brasil, orelhões caem no desuso em Belém
Criação brasileira foi perdendo espaço para celulares. No Pará, apenas 26% funcionam

Nesta primeira fase de instalação, o sinal vai chegar de forma restrita a alguns bairros, salvo algumas exceções, pois o edital do leilão determinou às operadoras a instalação de uma antena para cada cem mil habitantes. O número deve ser ampliado gradualmente ao longo dos anos.

Como acessar

Para acessar a nova geração, é preciso contar com um aparelho celular habilitado ao 5G. Segundo a Anatel, há 83 modelos habilitados para o 5G, mas cerca de 60 estão aptos para o 5G puro, que vai permitir velocidade móvel de até 1 giga por segundo, dependendo da quantidade de pessoas conectadas ao mesmo tempo, a região e o horário. A velocidade 4G varia entre 20 Mbps e 40 Mbps, em média. Mas há casos em que a variação do 4G pode ser de 10 Mbps e até superior a 40 Mbps.

A tecnologia vai funcionar apenas em celulares mais recentes, de empresas como Apple, Samsung, Xiaomi, Motorola, entre outras.

Os usuários de iPhone precisarão esperar pelo menos até setembro para ter acesso ao 5G puro, já que o sistema operacional desses aparelhos precisará de uma atualização de software para então operar na quinta geração no país.

Claro, TIM e Vivo são as operadoras autorizadas a utilizar a frequência 5G de forma nacional. Outras teles regionais compraram frequências locais.

Dependendo da operadora e fabricante, pode haver a necessidade de mudar de chip ou plano. A Claro, por exemplo, diz que "para navegação em 5G SA será necessário a troca para um chip (sim card) exclusivo e um plano compatível". Na Vivo, também é preciso trocar o chip. Já na TIM, a substituição é necessária apenas se o cliente for usuário de iPhone (da Apple).

Cidades sem a tecnologia

O 5G puro ainda não está em operação nas seguintes capitais:

  • Recife (PE);
  • Fortaleza (CE);
  • Natal (RN);
  • Aracaju (SE);
  • Maceió (AL);
  • Teresina (PI);
  • São Luís (MA);
  • Campo Grande (MS);
  • Cuiabá (MT);
  • Porto Velho (RO);
  • Rio Branco (AC);
  • Macapá (AP);
  • Boa Vista (RR)
  • Manaus (AM); e
  • Belém (PA)

Brasil