CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Prefeitura de Belém convocará médicos cubanos para combate à covid-19, diz Zenaldo

Em transmissão ao vivo, prefeito de Belém reformou que atendimento em UPAs deve ser reforçado com profissionais estrangeiros que ainda estão no Pará

Redação Integrada

Em transmissão ao vivo em seu perfil no Instagram e em entrevista ao canal CNN Brasil, o prefeito de Belém Zenaldo Coutinho, anunciou na tarde desta quarta-feira (22) que deve reforçar o atendimento nas Unidade de Pronto Atendimento de Belém (UPA) com a contratação de médicos cubanos. Entre outras medidas para combater a pandemia de covid-19, o prefeito anunciou que os profissionais que continuam na capital devem ser recrutados nos próximos dias.

"Nós temos uma demanda excessiva de pacientes de Covid-19. Fizemos um plano de contingência, já que as prefeituras não foram incluídas no plano estadual e seguimos buscando a integração. Mas até os planos de saúde estão em exaustão. Estamos recebendo pacientes desses planos no SUS. Em meio às limitações de profissionais, estamos chamando os médicos cubanos que ainda permanecem em nossa cidade para suprir essa demanda de profissionais de saúde na nossa rede", disse o prefeito em trechos da live.

A nova UPA a qual Coutinho se refere é a unidade do Jurunas, que em uma entrevista anterior, o prefeito disse que deve ser entregue na próxima segunda-feira da semana que vem, dia 27.

Zenaldo também se refeiru ao uso de remédios utilizados em vários locais do mundo no combate aos sintomas do vírus nos hospitais municipais. "Nós estamos ampliando o protocolo para as UPAs com cloroquina e azitromicina para pacientes graves. No hospital Dom Zico também estamos usando esse protocolo", disse o prefeito.

Outro ponto que voltou a ser reforçado na transmissão foi o decreto que obrigará o uso de máscaras nas ruas de Belém. O decreto ainda não foi editado, e ainda não há previsão para quando a obrigatoriedade passa a vigorar. 

O prefeito informou que segue em casa após pessoas próximas a ele serem diagnosticadas com o novo coronavírus, e por isso, adotou o isolamento até ter um resultado concreto. "O esforço de todos está sendo monumental. Estou com meu secretário de saúde com Covid-19, meu motorista pessoal também. Eu fiz um primeiro teste que deu negativo e a recomendação é que eu faça um novo exame amanhã e, por isso, eu estou em isolamento", disse.

Sobre as medidas de esvaziamento das ruas, Zenaldo destacou que procedimentos mais rígidos devem ser adotados, já que as pessoas têm tido descaso com a quarentena. "Estamos com as quadras do Portal da Amazônia interditadas porque as pessoas não estão levando a sério. O lazer dessa forma, com pessoas aglomeradas, é um risco muito grande. Estamos fazendo essas restrições e também exigindo o uso de máscara nas ruas", pontuou. 

Com a proximidade do Dia das Mães, Zenaldo ainda informou que os cemitérios municipais devem passar com restrições para visitações, priorizando a saúde das pessoas que costuram fazer homenagens. "Sobre a visitação no Dia das Mães no cemitério, que é uma tradição, nós estamos estudando, mas provavelmente vai haver restrição. A visita não deverá ser possível. Queremos proteger a vida, os nossos cidadãos", informou o prefeito.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM