Tempestade em Belém: 20 árvores caíram na cidade, aponta Defesa Civil

O levantamento foi divulgado na tarde desta quinta-feira (20)

O Liberal
fonte

A tempestade que caiu em Belém, na noite da última quarta-feira (19), provocou o tombamento de 20 árvores, conforme divulgou a Defesa Civil municipal nesta quinta-feira (20). Dezessete quedas foram registradas em diferentes bairros da capital paraense e três dentro do Museu Paraense Emílio Goeldi. Além disso, o órgão registrou destelhamento de casas e repartições públicas.

Nesta quinta, a Prefeitura de Belém prosseguiu com ações emergenciais em vários pontos da cidade para a retirada de árvores e galhos. O trabalho contou com apoio das secretarias municipais de Saneamento (Sesan), Meio Ambiente (Semma), Defesa Civil e Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob); além do Centro Integrado de Operações (Ciop) e Equatorial Energia.

VEJA MAIS

image Tempestade em Belém derruba 3 árvores do Parque Zoobotânico Emílio Goeldi; visitação é suspensa
A direção do Museu Goeldi prevê que, neste sábado (22/07), o Parque Zoobotânico esteja liberado para a visitação

image Nuvem carregada de outra região trouxe tempestade a Belém, explica Defesa Civil
A informação foi repassada à prefeitura pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

image Belém não possui radar meteorológico para rastrear tempestades, diz Semma
Equipamento vem sendo cobrado desde 2021, mas ainda não foi instalado na capital paraense

Pela manhã, foi priorizada a retirada de árvores e galhos que estavam obstruindo as principais vias com maior fluxo de trânsito e pedestres como a avenida Generalíssimo Deodoro, próximo da Governador José Malcher; travessa Apinagés e rua dos Tamoios, avenida Presidente Vargas; rua Municipalidade e Marechal Hermes (ao lado da Praça Waldemar Henrique).

Desobstrução

Após desobstruir as vias mais movimentadas, a Prefeitura de Belém partiu para a retirada de árvores e galhos que caíram em praças e calçadas. “Simultaneamente nós estamos fazendo avaliações daqueles vegetais que sofreram interferências, estão afetados, e que embora não tenham vindo ao chão, apresentam aumento na inclinação e estão com sinais de tombamento. Estamos fazendo uma vistoria nessas áreas para ver se os galhos comprometidos podem afetar a segurança da população”, explicou o diretor de Áreas Verdes Públicas da Semma, Kayan Rossy.

image Tempestade derruba árvores e destelha casas na Grande Belém nesta sexta-feira (30)
Chuva com ventania e raios provocou estragos que foram registrados em Belém e Ananindeua, assim como na tempestade do último domingo

image Chuva que caiu em Belém, no domingo, provocou rajadas de vento de até 45 km/h
Esse tipo de tempestade ainda está previsto de ocorrer, de forma recorrente, até meados de novembro, principalmente na faixa norte do Estado, alerta Semas

Interdições

Agentes da Semob trabalharam na orientação e sinalização do trânsito onde houve interdição parcial ou integral, como foi o caso da rua Municipalidade e Marechal Hermes. Na avenida Generalíssimo Deodoro, o serviço da Semma já foi concluído, mas a via continuou interditada para os serviços da Equatorial, que fez a substituição de dois postes de iluminação no perímetro.

Já a avenida Presidente Vargas e a rua Gaspar Viana foram parcialmente liberadas na manhã desta quinta-feira, devido ao serviço de retirada de restos de árvores da pista.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM