Sintepp aponta onda de casos de covid-19 em escolas de Belém
Nota da subsede de Belém do Sintepp destaca suspensão de aulas na Escola Bosque, em Outeiro
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp) aponta que as escolas da rede municipal de ensino de Belém estão com uma onda de casos de covid-19. A nota foi publicada nas redes sociais da entidade sindical, com um pedido de imediata notificação de casos suspeitos. Nesta terça-feira (16), as aulas nas escolas públicas do município foram retomadas 100%.
Entre os exemplos citados pelo Sintepp Belém é de que as aulas presenciais na Escola Bosque, no distrito de Outeiro, foram suspensas no dia 11 deste mês após três semanas de casos suspeitos, como diz a nota. "Deve-se considerar que a variante Delta ou subvariante Delta tem um alto poder de contaminação e rápida disseminação", diz o sindicato. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), 75% dos casos confirmados de covid-19 na capital s]ão da variante Delta.
Sesma e Funbosque promoveram testagem em massa e aulas presenciais estão suspensas até 25 de novembro
Em nota, a Prefeitura de Belém informou que "...na Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Professor Ediorfe Moreira (Funbosque) foram feitos 161 testes rápidos nos servidores para detecção de antígenos do SARS-CoV-2, o novo coronavírus, que ocasiona a covid-19. Destes, houve um caso positivo e dois casos sintomáticos, que testaram positivo para a covid-19, após investigação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma)". Os que não serão convocados para uma nova data.
"A partir deste resultado, foi feita a coleta do material biológico dos pacientes e as amostras foram enviadas pela Sesma para laboratórios. A Secretaria segue monitorando todos os casos. Inclusive, os assintomáticos foram encaminhados para isolamento social. Atendendo os protocolos do Ministério da Saúde, a Sesma recomendou a suspensão das atividades dos colaboradores da Funbosque, bem como dos estudantes e suas famílias, por 14 dias, ou seja, até 25 de novembro", diz a nota.
Por fim, a prefeitura informou que "A Funbosque atendeu à recomendação e, visando à prevenção e o enfrentamento à pandemia, manterá as aulas em formato remoto e as atividades laborais dos servidores serão estabelecidas em home office. A Fundação reforça também que a sede da Escola Bosque passa regularmente por sanitização geral em suas dependências. A Funbosque participa ativamente do projeto "Guardiões" da Sesma, no qual contamos com seis servidores da Escola Bosque, treinados e orientados pela Secretaria para fazer a vigilância de situações suspeitas de covid-19".
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA