Sesma aponta que 300 mil pessoas em Belém ainda não foram vacinadas contra covid-19
O uso de máscaras segue obrigatório enquanto a variante Delta seguir circulando na capital. A vacina tem evitado casos graves
Cerca de 300 mil pessoas em Belém ainda não foram vacinadas contra covid-19, como estima a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). O diretor de Vigilância em Saúde, Cláudio Salgado, reforçou que 75% dos casos confirmados de contaminação por coronavírus têm sido da variante Delta. Porém, a vacinação tem evitado casos graves e internações.
"A contaminação das pessoas depende de vários fatores. E depende de quanto de vírus você respirar. Temos 300 mil pessoas que ainda não foram vacinadas. Então, sem o uso de mascara, a probabilidade de circulação é maior. Outro ponto importante é a questão da variante. Hoje temos mais de 75% da circulação da Delta em Belém. A boa é que a vacina está segurando este processo", explicou Salgado.
VEJA MAIS
Por outro lado, diz Cláudio Salgado, a agressividade da variante Delta é maior e isso preocupa a Sesma, já que muitas pessoas já estão relaxando em cuidados. "É mais agressiva e transmissível. Então cabe a nós colocarmos barreiras. Uso de máscara, álcool em gel... A proposta de encerrar a vacinação era em dezembro, então, conseguimos antecipar essa vacinação. Temos que evitar a circulação do vírus ao máximo. Usar máscara e manter o distanciamento", recomendou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA