Secretaria de Saúde leva ações do Novembro Azul à praça, em Belém
Houve vacinação, consultas médicas, aferição de pressão arterial e glicemia e aplicação de testes rápidos para detecção de doenças.
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promoveu uma ação de atenção à saúde direcionada aos homens de até 40 anos na manhã deste sábado (4), na Praça Batista Campos, em Belém. O objetivo da campanha foi conscientizar esse público a não deixar para depois os cuidados com a saúde. A ação marcou o início da campanha do Novembro Azul - mês da conscientização sobre a saúde do homem - com o tema “Sou do time de quem se cuida, pratico hábitos saudáveis”. Outras ações estão previstas para os próximos dias nas Usinas da Paz espalhadas por diversos bairros da Região Metropolitana e também nos municípios do interior.
A campanha é orientada pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), do Ministério da Saúde, que trata a saúde masculina de forma integral, não se restringindo à prevenção do câncer de próstata, mas, estimulando a adoção de hábitos saudáveis com a prática de exercícios físicos, mudanças na alimentação, eliminação do tabagismo, controle do consumo de álcool, visita regular aos serviços de saúde e uso de preservativos nas relações sexuais.
“Meu avô descobriu que tinha hipertensão depois de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ele não tinha hábitos de vida saudáveis, como uma boa alimentação. Até caminhava, mas consumia álcool, um fator de risco. Essa ação da Sespa é muito importante, pois também acaba sendo mais fácil influenciar o público jovem a adotar desde cedo esses hábitos”, contou Caio Silva, 22 anos, estudante de medicina, que aproveitou para fazer um dos testes rápidos disponibilizados na campanha. “Para essa faixa etária mais jovem, a testagem regular é importante, pois as IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), muitas vezes são silenciosas”, completou.
A programação da Sespa para o Novembro Azul inclui atendimentos médicos, roda de conversa, palestras, encaminhamento para exames especializados para homens e mulheres (exame clínico e ultrassonografia de mama), vacinação contra HPV, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, saturação e temperatura e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
VEJA MAIS
O coordenador de Saúde do Homem da Sespa, Diego Cutrim, lembrou que inicialmente o objetivo da campanha Novembro Azul era alertar sobre o câncer de próstata, que é a segunda causa de óbito no público masculino no Brasil, principalmente depois dos 45 anos. No entanto, a campanha passou a trabalhar a saúde masculina de forma integral. “O que mais mata os homens são as causas externas, como acidentes de trânsito, violência, suicídio. Esse homem adulto jovem, de até 40 anos, negligencia muito o seu cuidado e chega nessa fase dos 60, 65 anos para cuidar de doenças em razão da falta do cuidado preventivo”.
A programação inclui o Pré-Natal do Pai/Parceiro, ferramenta adotada no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil que estimula a participação masculina durante a gestação, o parto e o puerpério, além os homens a cuidar da saúde .
Confira a programação do Novembro Azul da Sespa:
Domingo (dia 5 de novembro): Ação no TerPaz
Segunda-feira (6): Dia D do Novembro Azul na Policlínica Metropolitana
Terça-feira (7): Abertura do Novembro Azul em Marituba
Quinta-feira (9): Palestra em canteiro de obras da Quanta Engenharia
Sexta-feira (10): Ação de saúde na Usina da Paz
Sábado (11): Ação no TerPaz
Domingo (12): Novembro Azul na Praça da República
Terça-feira (14): Novembro Azul no Hospital Galileu com ação educativa e oferta de serviços
Sexta-feira (17): Ação de saúde na Usina da Paz
Sábado (18): Novembro Azul na Praça Matriz de Marituba
Domingo (19): Dia Internacional do Homem na Praça da República
20/11 a 24/11: Novembro Azul em Santarém e comunidade quilombola
Sexta-feira (24): Ação de saúde na Usina da Paz
Sábado (25): Ação no TerPaz
Domingo (26): Caminhada do Novembro Azul no Parque do Utinga
27 a 30/11: Novembro Azul em Breves.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA