Movimento de saída da capital pela BR-316 já alcança média de 700 veículos por hora
A tendência é que o fluxo de trânsito para a saída da cidade aumente nos próximos dias
A estimativa é que 600 a 700 veículos estejam passando, por hora, na BR-316, no sentido de saída da cidade, especificamente na altura da barreira do Departamento de Trânsito do Pará (Detran). A estimativa foi feita na manhã desta sexta-feira (21) e segue nesta tarde, com fluxo considerado instável, sobretudo a partir do quilômetro 8. Dois acidentes de menor gravidade foram registrados nos primeirtos 18 quilômetros da via, que são competência do órgão estadual.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), que fiscaliza a via do quilômetro 18 em diante, aponta que o trânsito segue intenso, mas fluindo. Tanto Detran quanto PRF recomendam calma e respeito à distância de segurança entre cada veículo.
Essa estimativa de fluxo de veículos é do diretor técnico operacional do Detran-PA, José Bento Gouveia, ao detalhar que "o volume de serviço do trânsito, nesta manhã, está entre D e E, o que significa ter, aproximadamente, 60 a 70% da minha faixa da via ocupada".
O número já é considerado alto, mas ainda não há pontos de lentidão ou congestionamento. Logo, apesar de fluxo intenso, o tráfego ainda está dentro da normalidade, o que deve mudar no final da tarde e nas primeiras horas de sábado (22), quando o volume de carros deve aumentar.
De acordo com Gouveia, 140 agentes educadores e de fiscalização trabalham na Operação Carnaval 2020, que só encerra no próximo dia 26. Os focos principais são o etilômetro (fiscalização da Lei Seca) e radar para controle de velocidade. Há agentes em pontos estratégicos para auxiliar na orientação dos condutores e do fluxo.
Para quem vai viajar só a partir deste sábado, pode ter tempo de fazer uma revisão geral no veículo e evitar complicações.
Os principais pontos de lentidão são as paradas de ônibus no km 1, à altura do Castanheira; na saída do viaduto da Mário Covas; no terminal rodoviário, em frente à Prefeitura de Ananindeua (no sentido da saída da capital); e em Marituba, na faixa de pedestres.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA