Ribeirinhos encontram filhote de peixe-boi em comunidade de Oriximiná

O animal foi encontrado na última segunda-feira (28), às margens de um rio, e estava bastante debilitado

O Liberal
fonte

Um filhote de peixe-boi foi encontrado, na última segunda-feira (28), por ribeirinhos da comunidade Serrinha, na região do Erepecuru, a 90 quilômetros de Oriximiná, no oeste do Pará. De acordo com as informações de moradores do local, o animal foi encontrado bastante debilitado. Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente atuaram no resgate do mamífero.

VEJA MAIS

image Mais de 200 espécies da fauna amazônica estão em ameaça de extinção, aponta ICMBio
Entre os animais em risco estão: a onça-pintada, tamanduá-bandeira, peixe-boi-da-amazônia, ararajuba e a anta

image Filhote de peixe-boi é resgatado após ser encontrado por moradores em praia de Colares
Moradores relatam que o peixe-boi estava ferido e se debatendo no momento que o encontraram, por volta da 5h30 desta sexta-feira (24)

O peixe-boi apareceu sozinho no lago que banha a comunidade, conforme explicou o órgão. "É importante as pessoas entenderem que o filhote está no seu habitat natural e o melhor a fazer nesses casos é evitar o contato com ele, tampouco tentar apanhá-lo. Às vezes a mãe volta para buscar o filhote. Provavelmente a mãe foi abatida ou algum evento aconteceu [com ela] para não estar com o filhote", explicou Rubson Rodrigues, secretário municipal de Meio Ambiente de Oriximiná.

O espécime tem idade aproximada de quatro meses, mede 110 centímetros e pesa 13,1 quilos. O animal recebeu os primeiros cuidados, passou por avaliação veterinária e foi amamentado. "Nós o trouxemos para Oriximiná e ele será cuidado pelos servidores da Secretaria até que se recupere", informou o secretário.

Após o período de recuperação, o filhote será encaminhado ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), no estado vizinho do Amazonas. Esse processo deverá ser feito quando surgir vaga para transferência e tratamento especializado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM