CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Psicóloga dá dicas para reorganização de crianças na volta às aulas

Ajuste de horários, incentivo positivo e alimentação estão entre as recomendações. Confira:

Tainá Cavalcante

Em exatos sete dias, julho chega ao fim. Prestes a encerrar, o Verão 2019 vai deixar saudade, principalmente às crianças, que agora precisam voltar à rotina das aulas.

Para a psicóloga Diana Nobre, que atende em clínica crianças e adolescentes, o momento é de reorganização. "A grande questão agora é a mudança de rotina. Geralmente no período de julho as crianças ficam sem controle de horário, a alimentação dá uma quebrada, então o ideal mesmo é que os pais comecem a inserir na rotina da criança aquilo que faz parte do dia a dia dela" orienta, ao exemplificar que "se antes ela dormia às 20h, tem que voltar a dormir às 20h; precisar acordar mais cedo, se alimentar direito, justamente para acostumar para quando já estiver estudando". "Se a mudança for muito brusca, de uma vez só, a criança provavelmente ficará mais agitada" avalia.

A pequena Malu Flexa Cunha, de quatro anos, está justamente nesse processo. Aluna do Maternal 3, ela já começou a se readaptar para a volta às aulas, como garante a mãe, Ingrid Flexa. "Já colocamos os uniformes e mochilas para lavar, para deixar tudo organizado. Não estamos mais prolongando os sonos da manhã e da tarde, para que ela se adapte novamente à rotina escolar" afirma.

Esse processo, entretanto, não tem relação com a recusa de Malu para voltar às aulas. Muito pelo contrário. Ingrid garante que a menina já entrou nas férias com saudade da escola. "A Malu não é daquelas que estava ansiosa para deixar de ir à escola. Ela ficou de férias já falando que estava com saudades da professora e dos amiguinhos, então está bem ansiosa para retornar às aulas. Pergunta todos os dias se está perto" diz.

Segundo Diana, estimular nas crianças a vontade de voltar aos estudos é uma ótima saída para a readaptação deles. "É importante que os pais incentivem que a volta escolar é bacana, que digam que com isso eles vão poder contar as novidades para os colegas, contar como foi as férias, isso é animador para as crianças" explica a profissional, que também pondera que "é importante também dizer que elas vão continuar tendo o período de descanso, mas com mais frequência aos finais de semana".

"Uma dica muito boa para os pais incentivarem as crianças é com a organização do material escolar. Eles devem convidá-las para organizar o material junto com eles, porque aí a criança começa a internalizar que vai retornar às atividades e que vai ser legal" sugere.

Por fim, a psicóloga orienta que os pais tentem fazer com que as crianças entendam que "estudar é divertido". "Elas não têm que encarar as aulas como algo chato. Os pais precisam ajudá-las a perceber que é legal voltar a estudar, que é tão bom quanto descansar, porque com os estudos ela vai aprender coisas novas".

SEGUNDO SEMESTRE EM ESCOLA NOVA

Para àqueles que vão mudar de escola, a recomendação da profissional é que pais e responsáveis incentivem-nos a ver a mudança como algo positivo. "É preciso ensinar a essa criança que ela vai para um lugar novo e que tudo que é novo é cheio de surpresas, então, que ela pode se surpreender com muitas coisas legais" orienta.

Diana também explica que normalmente a negativa por parte das crianças na mudança de escola vem pela separação dos amigos antigos. "Por isso, é importante dizer que ela vai conhecer novos amigos, uma escola com nova estrutura, mas que também não vai se separar das antigas amizades. É preciso mostrar para elas que os amigos da escola antiga vão estar com ela por mais que ela mude de escola, que isso não significa que a amizade vai acabar, porque é isso que eles mais sentem" conclui.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM