Outubro Rosa no Grupo Liberal: especialista fala sobre importância da prevenção do câncer de mama

“A principal forma de prevenção é o autoconhecimento”, disse a enfermeira Cirlei Pimentel

Dilson Pimentel
fonte

Ao participar da abertura da campanha do Outubro Rosa, no Grupo Liberal, a enfermeira Cirlei Pimentel falou sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do diagnóstico precoce. “O nosso foco principal é fazer prevenção e conscientização. É um alerta. E essa chamada de atenção, nesse mês de outubro, é por conta de uma incidência muito alta”, disse ela, na manhã desta quarta-feira (26).

O Outubro Rosa é celebrado anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

E, nesta quarta-feira, colaboradores do Grupo Liberal se vestem de rosa e participam de ação alusiva à campanha Outubro Rosa, de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. Na ocasião, colaboradores do Grupo poderão participar de atividade educativa sobre o tema, aberta para homens e mulheres, e de uma ação de beleza, voltada exclusivamente para as mulheres.

LEIA TAMBÉM:

image Outubro Rosa: Grupo Liberal realiza ação alusiva ao combate ao câncer de mama
Colaboradoras terão palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce, aberta também para homens, além de ação de beleza exclusiva para mulheres

image Outubro Rosa: prevenção e superação são as palavras-chaves da campanha
Hábitos de vida saudáveis contribuem para a prevenção da doença

image Mulheres pedalam contra o câncer de mama
Elas participam do Pedal Mulher Nota 100, evento que vem para chamar a atenção para o câncer de mama

Câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.

As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Mulheres devem estar atentas aos sinais e sintomas da doença

A enfermeira Cirlei Pimentel disse que o principal objetivo é fazer com que a mulher faça essa autoavaliação, esse autoexame e procure fazer os exames periódicos. “E, também, esteja alerta a qualquer sinal e a qualquer sintoma com o objetivo de prevenção”.

Ela afirmou que esse diagnóstico precoce aumentando as possibilidades de cura, em alguns casos, de 80% a 85% de cura. “Então, assim pra que seja feita essa identificação é necessário que essa mulher esteja muito alerta”, afirmou.

Há casos de mulheres jovens com câncer. Mas a incidência maior é em mulheres acima dos 50 anos. Essas devem estar muito alertas. “Porém, se você tem história genética familiar, casos de câncer principalmente em mulheres com idade de 35 anos, 40 anos, essa mulher já deve passar essa informação para o seu ginecologista e para seu mastologista e estar iniciando esses exames de forma mais precoce e está mais alerta ainda com relação ao autoexame”, alertou.

image Mensagem da enfermeira Cirlei Pimentel às mulheres: "Estejam muito alertas e procurem conhecer o seu corpo, conhecer a sua anatomia" (Thiago Gomes/O Liberal)

"Estejam muito alertas", orientou enfermeira

O período ideal é a partir dos 50 anos. “Mas, a partir dos 30, 35 anos, você já deve estar fazendo o autoexame mensalmente”, orientou. Ao fazer o autoexame, a mulher tem que conhecer a anatomia dela. Se conhecer, ter o autoconhecimento para identificar alterações: assimetria da mama, um nódulo, drenagem de de secreção, principalmente se essa secreção sair sem nenhum esforço, sem nenhuma expressão do mamilo", disse.

"Se tiver perda de líquido ali, saída de qualquer tipo de secreção, ela tem que procurar o médico. Um aumento de uma mama. Dor. Todos são sintomas que podem aparecer”, afirmou.

A grande mensagem que a enfermeira Cirlei Pimentel passou às mulheres é: estejam muito alertas. "Procurem conhecer o seu corpo, conhecer a sua anatomia. É um câncer que tem uma incidência alta de mortalidade, mas que também tem tratamento", disse.

Em alguns casos, explicou, nem é câncer. "Pode ser uma outra alteração tratável. E, se for câncer, tem tratamento, tem chances de cura. Então a principal forma de prevenção é o autoconhecimento”, afirmou.

As mulheres devem procurar mensalmente, de cinco a dez dias após a menstruação, fazer esse autoexame e fazer as consultas periódicas. “Periodicamente procurar o ginecologista, o mastologista quando necessário”, disse.

Programação no jornal O Liberal terá, ainda, uma ação de beleza

A programação começou com essa palestra, realizada no auditório do bloco B da sede do Jornal O Liberal, na avenida Romulo Maiorana, bairro do Marco, em Belém.

À tarde, às 14 horas, haverá uma ação de beleza vai oferecer serviços de design de sobrancelhas e corte de cabelo às colaboradoras interessadas. A ação também será no auditório do bloco B, mesmo local da palestra, e será realizada em parceria com profissionais da Belíssima Cursos.

Durante todo o dia, os colaboradores também são convidados a vestirem rosa e participarem da foto oficial da ação, que será feita no hall de entrada do Jornal O Liberal, às 16 horas, reforçando o engajamento de todos pela causa.

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM