Mulheres pedalam contra o câncer de mama
Elas participam do Pedal Mulher Nota 100, evento que vem para chamar a atenção para o câncer de mama
Mais de 100 mulheres partem neste domingo (21) de Belém, em bicicletas, para São Caetano de Odivelas, um trajeto de 113 quilômetros. Elas participam do Pedal Mulher Nota 100 (MN100), evento que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a prevenção do câncer de mama, como parte das ações do Outubro Rosa. A concentração das ciclistas ocorre às 4 horas em frente ao Mercado de São Brás, e a largada se dará às 5 horas.
No ano passado, a distância para o destino em Colares foi de 103 quilômetros para cerca de 100 mulheres focadas no mesmo desafio. O MN100 é uma iniciativa dos grupos de ciclismo Pedal Delas e Matina Training e conta com a coordenação de Cris Freitas, Élida, Carla e Margareth, a Margô.
No começo da noite de ontem, no Centro de Tratamento Oncológico CTO, as participantes do evento receberam o kit com o uniforme exclusivo na cor rosa, assistiram a palestras sobre dicas sobre como transitar de bicicleta em estradas e sobre medidas preventivas contra o câncer de mama, como informou Cristina Freitas, da coordenação do MN100. A médica oncologista Bianca Lastra palestrou sobre os cuidados, fatores de risco e tratamento do câncer de mama.
No percurso até São Caetano de Odivelas, as ciclistas contarão com duas ambulâncias, cinco pontos de hidratação, com água, frutas, sucos e barras de cereais, além da circulação de viaturas da Polícia Rodoviária Federal. "No passeio ciclístico, elas devem seguir na faixa estabelecida para o evento; obedecer as orientações de trânsito e manter o comboio, sem ultrapassagens", afirmou o inspetor Alexandre Martins, da PRF, que palestrou às atletas.
"Eu estou no ciclismo há cinco anos e nesse evento será a minha segunda vez. É muito bom, porque a gente faz amizades e praticar esporte faz a diferença na vida", afirmou a professora Kátia Alves, 45 anos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA