Órgãos municipais e estaduais se unem no combate a enxames de abelhas

Quem identificar grandes concentrações de abelhas ou colmeias pode entrar em contato com o Centro Integrado de Operações (Ciop)

Bruna Lima

A partir desta segunda-feira (26/8), qualquer cidadão que identificar um enxame de abelhas ou a presença de colmeias pode entrar em contato com o Centro Integrado de Operações (Ciop), que fará a triagem da ocorrência e avaliará o nível de urgência. A decisão foi tomada após reunião da Comissão da Defesa Civil de Belém (Comdec), que convocou órgãos estaduais para debater sobre o Projeto de Lei Municipal que estabelece um protocolo de segurança para a gestão de incidentes dessa natureza na capital paraense.  

A reunião tratou mais especificamente das ocorrências que têm sido registradas em Belém. Diante disso, foi criado um protocolo de emergência que será publicado até semana que vem no Diário Oficial do Município, mas, a população já pode acionar o Ciop em caso de identificação desse tipo de problema.

VEJA MAIS

image Idoso de 79 anos é atacado por abelhas africanas em Capanema
O caso ocorreu no Bairro São Cristóvão, na quinta-feira (15/08)

image Calor e o desmatamento podem explicar maior presença de abelhas na Grande Belém
Pesquisador da UFPA destaca que esse fenômeno tem ocorrido em Belém e em demais cidades do país 

image Prefeitura de Belém organiza força-tarefa para combater a proliferação de abelhas
Defesa Civil, Semma e Corpo de Bombeiros se reúnem na próxima terça-feira, 30, para mapear áreas onde há colmeias em Belém

Nesse protocolo de emergência serão incluídos alguns órgãos como Semma, Semob, Corpo de Bombeiros, Sesma e Defesa Civil Estadual, dentre outras secretarias que vão trabalhar em conjunto. "Esse grupo participou de uma prévia da reunião, onde foi estabelecido um fluxo para execução desse trabalho. Caso alguém localize um enxame de abelha em área pública, a gente pede que seja acionado o Ciop, que vai fazer a análise da ocorrência e definir se é um caso de emergência ou não", explica a assessora jurídica da Defesa Civil Municipal, Renata Franco.

Se for emergencial, será encaminhado para os órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. E se não for, o registro será encaminhado para outro grupo de secretarias. Todo o fluxo do plano será repassado à imprensa, até a próxima semana, como forma de instruir a sociedade sobre como se deve agir nesses casos.

image Enxame de abelhas será retirado de imóvel em Belém; confira algumas orientações de segurança
O manejo será feito durante a madrugada, mas é necessário seguir instruções para evitar possíveis incidentes

image Idosa é atacada por abelhas africanas em bairro nobre de Belém
A vítima foi identificada como Ana Maria da Conceição, de 62 anos, que foi levada para um hospital particular de Belém

 A Defesa Civil vai ser o centro de recebimento das demandas em conjunto com o Ciop, a quem competirá avaliar o que é ou não emergencial. O órgão também vai agilizar o fluxo do que compete às demais secretarias.

No último sábado (24/8), a dona de casa Marlene Santos viveu momentos de apreensão após se deparar com uma invasão de abelhas dentro de casa, localizada à passagem Santo Antônio, no bairro do Curió-Utinga. Ela relatou que o Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu contornar a situação, mas, que a colmeia segue no terreno abandonado, e por isso teme que elas possam retornar.

"Eu nunca tinha visto uma situação dessas, elas invadiram a minha casa, o chão era só abelha. Nós tivemos que sair. Os bombeiros vieram e conseguiram contornar a situação, mas a colmeia segue no terreno, pois está cheia de mel, ou seja, elas vão retornar. Eu espero que o dono desse terreno tome providências", disse a moradora.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM