Mutirão para descarte de lixo eletrônico será realizado em Belém
A ação busca conscientizar sobre a importância da sustentabilidade e da responsabilidade Social
Uma ação de conscientização sobre o descarte correto de resíduos eletrônicos irá ocorrer nesta terça-feira (7), na Escola Estadual Manoel Leite, no bairro do Tenoné, em Belém. O mutirão é uma realização da Universidade da Amazônia, em parceria com o Instituto Descarte Correto, e deve ocorrer das 9h às 14h. A ideia é tratar sobre a importância desse ato para a manutenção do meio ambiente e também para o bem estar da sociedade. A programação integra as ações de Responsabilidade Social da instituição.
VEJA MAIS
O projeto faz parte do curso de Gestão da Informação da Tecnologia, por meio da disciplina de Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão. Além disso, durante a programação os estudantes do curso também irão ministrar palestras ao público.
Para o professor Sérgio Xavier, docente do Ser Educacional, que ministra a disciplina, o mutirão é considerado uma forma de devolutiva dos estudantes para a comunidade local. “A ação de extensão pode assumir várias metodologias, como uma prestação de serviço. No caso desse projeto de extensão, podemos observar a preocupação com as gerações futuras e com o meio ambiente. Temos uma ação com a pegada da sustentabilidade ambiental e que poderá se desdobrar em uma ação de sustentabilidade econômica”, relata.
Conforme os participantes do projeto, o bairro do Tenoné foi escolhido para ser palco da ação pois é uma das áreas da capital paraense que mais descarta materiais eletrônicos. Somente cerca de 3% a 4% do material descartado no local é reciclado. Segundo o aluno Admar Marcos, estudante do curso, um dos pontos mais importantes da iniciativa é os ensinamentos repassados.
“A ação tem importância para nós como alunos, porque teremos a responsabilidade social de conscientizar uma pequena parte da sociedade, uma comunidade de alunos e colaboradores da escola sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente, causados exatamente pelo descarte irregular de resíduos eletrônicos. Já o tema escolhido da palestra foi para conscientização dos alunos do primeiro e segundo anos do ensino médio da escola”, completa Admar.
Quais itens poderão ser descartados?
Computadores
Tablets
Monitores
Teclados
Impressoras
Rádios
Pilhas e baterias
Telefones
Celulares
Carregadores
Câmera fotográficas
Aparelhos de som
Televisores
Micro-ondas
Serviço
Ação de conscientização de descarte correto de resíduos eletrônicos
Data: 6 e 7 de novembro
Horário: 9h às 14h
Local: E.E.E.M. Professor Manoel Leite Carneiro, localizada na área do Residencial Helena Coutinho, WE 04, bairro do Tenoné
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA