Museu de Portas Abertas: alunos têm contato direto com as pesquisas realizadas no Museu Goeldi

A programação começou nesta quinta (3) e terminará nesta sexta (4), Parque Zoobotânico, em Belém

Dilson Pimentel
fonte

Uma ação educativa que objetiva apresentar, para o público, de forma didática e lúdica, as pesquisas desenvolvidas pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Esse é o objetivo do "Projeto Museu de Portas Abertas", que começou na manhã desta quinta-feira (3) e terminará nesta sexta-feira (4), no Parque Zoobotânico, na avenida Magalhães Barata, em São Brás, em Belém.

VEJA MAIS

image Museu Goeldi: saiba como conferir, de graça, pesquisas no Museu de Portas Abertas
Público vai poder conferir trabalhos no Parque Zoobotânico e no Campus de Pesquisa da instituição

image Projeto permite passeio virtual pelo Museu Paraense Emílio Goeldi
O projeto, idealizado pelo pesquisador Glenn Shepard, oferece um passeio virtual 360º e um jogo imersivo

image Museu Goeldi: saiba como conferir, de graça, pesquisas no Museu de Portas Abertas
Público vai poder conferir trabalhos no Parque Zoobotânico e no Campus de Pesquisa da instituição

É o que explicou a chefe do serviço de educação do Museu Goeldi, Ana Cláudia Silva, e coordenadora do Museu de Portas Abertas. Segundo ela, os pesquisadores usam uma linguagem simples, levando essa divulgação científica à sociedade. Essa atividade é realizada há mais de 15 anos. Para esta quinta-feira, eram esperados em torno de 120 alunos. E, para esta sexta-feira, 400.

Nesses dois dias, a comunidade escolar (da rede pública e privada) vai conhecer as pesquisas das áreas de Botânica, Ciências da Terra, Ciências Humanas e Zoologia, além de projetos de divulgação científica desenvolvidos pelo setor de educação da instituição.

O projeto Museu de Portas Abertas retorna às atividades presenciais proporcionando uma nova oportunidade para conhecer de perto as pesquisas e os trabalhos da instituição, que comemorou, em outubro, 156 anos de atividades.

A primeira parte da programação das Portas Abertas do Museu Goeldi vai ocorrer, nesta quinta e sexta, no Parque Zoobotânico, e se complementará com as atividades nos dias 22 e 23 de novembro, no Campus de Pesquisa, na Terra Firme.

Evento busca aproximar a ciência do público

Sob a coordenação do Serviço de Educação do MPEG, o evento busca aproximar a ciência do público, procurando despertar de forma lúdica o interesse e curiosidade sobre as diferentes áreas do conhecimento com as quais o Museu Goeldi trabalha.

Este ano, por exemplo, os participantes terão oportunidade de visualizar um circuito extenso de conhecimento na área botânica e entender a importância da conservação da flora amazônica.

Pesquisadores e bolsistas irão demonstrar diferentes métodos de investigar as plantas, apresentando pesquisas desenvolvidas nos laboratórios de Propágulos e Mudas, Anatomia Vegetal, Etnobotânica, Ecologia, Briologia, Micologia e Óleos Essenciais.

Os pesquisadores das Ciências da Terra dão explicações sobre fósseis

O circuito na Botânica termina com pinturas, jogos, brindes e exposição de fotos. Por sua vez, os pesquisadores das Ciências da Terra farão visitas guiadas no módulo Origens da exposição Diversidades Amazônicas, em exibição no Parque Zoobotânico, explicando o que são fósseis, a sua importância, o que já foi encontrado na Amazônia e como esse conhecimento é aplicado em diferentes áreas.

Já no Campus de Pesquisa, a equipe das Ciências da Terra oferece a Oficina “Moldando o passado da Terra: uma experiência na construção de réplicas de fósseis”.

A Coordenação de Ciências Humanas terá atividades com foco na diversidade de cultura material encontrada pelos estudos arqueológicos e também na riqueza de línguas indígenas faladas na Amazônia.

A Coordenação de Zoologia fará demonstrações de diversos métodos de coletar os insetos, que é o grupo de animais com maior número de espécies existentes. Mas se o seu interesse é focado nos Vertebrados, vem que tem, também. Terás oportunidade de conhecer diferentes grupos de vertebrados.

image Alunos também visitaram o "Aquário Jacques Huber", como parte do projeto Museu de Portas Abertas (Thiago Gomes/O Liberal)

Evento aumenta as possibilidades de diálogo com a população, especialmente a escolar

A chefe do serviço de educação do Museu Goeldi, Ana Cláudia Silva, disse que o evento “aumenta as possibilidades de diálogo com a população, especialmente a escolar, e também estimula o encontro de gerações de pesquisadores, educadores e estudantes abrangidos nas atividades”.

A coordenação de Botânica, por exemplo, apresenta várias linhas de pesquisa. “Você vai ter lá os fungos, a Etnobotânica, você vai ter a parte de frutos”, explicou. A coordenação de Zoologia está trazendo animais vertebrados e invertebrados, com demonstração de insetos.

Foi montada uma armadilha de coleta de insetos para demonstrar as técnicas que são usadas quando os pesquisadores vão para campo coletar esses animais para pesquisa.

"Temos a Paleontologia (ciência que estuda os seres vivos que viveram num passado remoto da Terra), que está aqui dentro da exposição diversidade, falando sobre os animais pré-históricos que existiram na Amazônia”, disse Ana Cláudia Silva. “Na verdade, não são pesquisas específicas. São linhas de pesquisas”, completou.

Os alunos gostaram da programação. Enzo Soares, 16 anos, estuda na escola estadual Ulysses Guimarães. "Achei muito importante, porque a gente aprende mais sobre as espécies, sobre os animais e sobre coisas antigas, os fósseis", disse.

Estudante do mesmo colégio, Gabriela Alvares, também de 16 anos, disse que era uma aula experimental. "Aprender sobre a nossa floresta", disse, acrescentando que também gostou de receber informações sobre os fósseis. 

Museu de Portas Abertas

A programação do Museu de Portas Abertas faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano tem como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação”. Com o intuito de incentivar o aprendizado e divulgar a pesquisa científica na Amazônia.

Serviço - Museu de Portas Abertas 2022

Data: 3 e 4 de novembro.

Hora: 9 às 12h e 14 às 16h30.

Local: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (avenida Magalhães Barata, 376 - São Brás, Belém).

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM