Museu Goeldi: saiba como conferir, de graça, pesquisas no Museu de Portas Abertas
Público vai poder conferir trabalhos no Parque Zoobotânico e no Campus de Pesquisa da instituição
Quem gosta de saber, em especial, sobre assuntos da natureza em plena Amazônia, pode comparecer ao Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), no centro de Belém, nesta quinta (3) e sexta-feira (4), para, sem pagar ingresso, conferir as atrações no Parque Zoobotânico. Nos dias 23 e 24 deste mês, será a vez do Campus de Pesquisa. A iniciativa faz parte do projeto Museu de Portas Abertas. Assim, a população terá contato direto com os trabalhos de pesquisa da instituição mediante atividades programadas, em especial para estudantes, abrangendo as áreas de Botânica, Ciências da Terra, Ciências Humanas e Zoologia, além de projetos de divulgação científica desenvolvidos pelo setor de Educação do Goeldi.
O projeto Museu de Portas Abertas retorna às atividades presenciais, logo após o Goelid ter comemorado em outubro 156 anos de funcionamento. Sob a coordenação do Serviço de Educação do MPEG, o evento busca aproximar a ciência do público, procurando despertar de forma lúdica o interesse e curiosidade sobre as diferentes áreas do conhecimento com as quais o Museu Goeldi trabalha.
Circuito
Este ano, por exemplo, os participantes terão oportunidade de visualizar um circuito extenso de conhecimento na área botânica e entender a importância da conservação da flora amazônica. Pesquisadores e bolsistas irão demonstrar diferentes métodos de investigar as plantas, apresentando pesquisas desenvolvidas nos laboratórios de Propágulos e Mudas, Anatomia Vegetal, Etnobotânica, Ecologia, Briologia, Micologia e Óleos Essenciais.
O circuito na Botânica termina com pinturas, jogos, brindes e exposição de fotos. As atividades educativas provocam com títulos curiosos, como: “O universo paralelo dentro das plantas”, “Plantas: as seguranças do solo”, “O multiverso das plantas”, “O que os frutos escondem?”, “O voo das sementes”, “Olhando as plantas pelo avesso”, De onde vem a madeira?” e “Plantas que curam”.
Os pesquisadores das Ciências da Terra farão visitas guiadas no módulo Origens da exposição Diversidades Amazônicas, em exibição no Parque Zoobotânico, explicando o que são fósseis, a sua importância, o que já foi encontrado na Amazônia e como esse conhecimento é aplicado em diferentes áreas.
Já no Campus de Pesquisa, a equipe das Ciências da Terra oferece a Oficina “Moldando o passado da Terra: uma experiência na construção de réplicas de fósseis”.
A Coordenação de Ciências Humanas terá atividades com foco na diversidade de cultura material encontrada pelos estudos arqueológicos e também na riqueza de línguas indígenas faladas na Amazônia.
A Coordenação de Zoologia fará demonstrações de diversos métodos de coletar os insetos, que é o grupo de animais com maior número de espécies existentes. Mas se o seu interesse é focado nos Vertebrados, vem que tem, também. Terás oportunidade de conhecer diferentes grupos de vertebrados.
Educação museal
A chefe do serviço de educação do Museu Goeldi, Ana Cláudia Silva, explica que o Museu de Portas Abertas - MPA é uma “ação de educação museal, que foi proposta e coordenada pela educadora Helena Quadros (falecida na pandemia), para envolver profissionais da educação, pesquisa científica e representantes de comunidades paraenses que atuam em parceria com o Museu Goeldi”.
Espera-se como resultado do Museu de Portas Abertas a ampliação da percepção da importância e impacto da pesquisa na vida das pessoas e também o papel de instituições como o MPEG no estudo e na elaboração de políticas públicas para a conservação da Amazônia. “Queremos mostrar os resultados dos 156 anos de pesquisa na Amazônia e as atividades desenvolvidas com e para a população da Amazônia”, completa Ana Cláudia.
No Campus de Pesquisa ainda serão apresentados acervos do centenário Arquivo Guilherme de La Penha, onde está localizado a Coleção Fotográfica da instituição, o que permite aos participantes um mergulho nas histórias da pesquisa da Amazônia. E esse mergulhar se completa no trajeto da Biblioteca Ferreira Penna, onde haverá Exposição de Obras Raras e do Mapa Etno-Histórico do Brasil e Regiões Adjacentes, produzido pelo etnólogo Curt Nimuendajú, obra tombada pela UNESCO como memória do mundo.
Museu de Portas Abertas - A programação do Museu de Portas Abertas faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano tem como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação”. Com o intuito de incentivar o aprendizado e divulgar a pesquisa científica na Amazônia.
Serviço | Museu de Portas Abertas 2022
Data: 3 e 4 de novembro.
Hora: 9h às 12h e 14h às 16h30.
Local: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Av. Magalhães Barata, 376 - São Brás, Belém – PA).
Programação
COORDENAÇÃO DE BOTÂNICA - COBOT
Laboratório de Propágulos e mudas (LBPM) e Laboratório de Anatomia Vegetal (LAVEG)
Atividades
- As plantas sentem
- O “Universo paralelo” dentro das plantas
- Plantas: as seguranças do solo
- O multiverso das plantas
- O que os frutos escondem?
- O voo das sementes
- Olhando as plantas pelo avesso
- De onde vem a madeira?
Jogos
- Solte a sua imaginação!
- Área instagramável
Data: 03 e 04/11
Horário: Manhã e tarde
Responsáveis: Ely Simone Cajueiro Gurgel; Monyck Jeane dos Santos Lopes; Olívia Domingues Ribeiro; Wendell Vilhena de Carvalho; Zelina Ataíde Correia; Antônio Pedro Costa Bastos; Evellyn Garcia Brito; - Ila Nayara Bezerra da Silva; Beatriz Silva Santiago; Juliane da Silva Carvalho; Géssica Elaine Azevedo Fernandes; Cristini da Silva Fonseca; André Filipe Costa Silva; Reynaldo Azevedo Santos
Laboratório de Etnobotânica
Atividades: Plantas que curam
Data: 03 e 04/11
Horário: Tarde
Responsáveis: Pedro Glécio Costa Lima; Diana Joy dos Santos Fonseca; Edivandro Ferreira Machado
Laboratório de Ecologia
Atividade: O Homem e a natureza
Data: 03 e 04/11
Horário: Tarde
Responsáveis: Maria Fabíola Gomes da Silva de Barros; Pedro Paulo Lobato Vilhena Filho
Laboratório de Micologia
Atividade: Fungos e plantas: uma parceria de sucesso
Data: 03 e 04/11
Horário: Manhã e tarde
Responsáveis: Helen Maria Pontes Sotão; Josiane Santana Monteiro; Dheanny Karyne Braz Silva; Vitória Pinto Farias; Miriely Cristina dos Santos Ferreira; - Marinete Sardinha; Samuel Figueiredo de Souza
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS DA TERRA E ECOLOGIA - COCTE
Atividade: Apresentação de fósseis e sua importância através do espaço expositivo
Data: 03 e 04/11
Horário: Manhã e tarde
Local: Espaço da Exposição Diversidades Amazônicas do Centro de Exposição Eduardo Galvão (Parque Zoobotânico) - Sala Origens
Responsáveis: Maria Inês Feijó Ramos; Renato Raphael Ferreira; Luiz Felipe Aquino; Lorena Araújo; Yuri Friaes
COORDENAÇÃO DE ZOOLOGIA - COZOO
Atividade: Demonstração de Métodos de Coleta de Insetos
Data: 03 e 04/11
Horário: 9 às 12h e 14 às 17h
Responsáveis: José Pena & Fernando Braga
Atividade: Apresentação de espécimes de vários grupos taxonômicos de vertebrados e invertebrados
Data: 03 e 04/11
Horário: 9 às 12h
Responsáveis: Fernando da Silva Carvalho Filho
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS - COCHS
Atividade: Explicação sobre a riqueza linguística da Amazônia
Data: 04/11
Horário: 14 às 17h
Responsáveis: Carla Daniele Nascimento da Costa
Atividade: Explicação sobre a ciência da arqueologia
Data: 04/11
Horário: 09 às 12h
Responsáveis: Alcemir Aires / Helena Lima
COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E EXTENSÃO - COCEX
Serviço de Educação - SEEDU/COMUS
Atividade: Apresentação de exemplares da Coleção didática Emília Snerthlage:
Data: 03 e 04/11
Horário: 9 às 12h e 14 às 17h
Responsáveis: Neuza Freire; João Santos; Gabrielle Quinto; Samanta Lameira; Rayana Silva; Bianca Vicente
Atividade: Demonstração de Kits e Jogos do Clube do Pesquisador Mirim, área Paleontologia
Horário: 9 às 12h
Data: 03/11
Responsáveis: Luiz videira e Alcemir aires e Doriene Monteiro
Flora e Fauna - SEPZO/COADM
Atividade: Demonstração de enriquecimento de ambientes com animais. Apresentar formas como os ambientes são preparados para a melhor adaptação dos animais.
Data: 03 e 04/11
Horário: 9 às 12h
Responsável: Tatiana Figueiredo
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA