Morre cônego Raul Tavares de Sousa, fundador da Casa da Juventude
O religioso estava internado desde o dia 25 de agosto, após ser diagnosticado com pneumonia e um quadro de infecção grave
Morreu, na tarde deste sábado (10), o fundador da Comunidade Católica Casa da Juventude (Caju), cônego Raul Tavares de Sousa. Ele estava internado desde o dia 25 de agosto no Hospital Guadalupe, em Belém, após ser diagnosticado com pneumonia e um quadro de infecção grave no abdômen, que o levou a ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e realizar uma cirurgia na última segunda-feira (5). Raul Tavares tinha 64 anos.
VEJA MAIS
Depois de fazer a cirurgia, o padre voltou à UTI e, em seguida, foi levado para um quarto do hospital. No entanto, durante o procedimento, a equipe médica encontrou algumas lesões em seu fígado. Amostras foram analisadas e Raul Tavares foi diagnosticado com um tipo de câncer avançado. A assessoria de comunicação da comunidade Caju informou, na ocasião, que o quadro de saúde dele era irreversível, mas sem sinais de sofrimento.
O velório do cônego será realizado a partir deste sábado (10), na Capela São João Paulo II, localizada na avenida de mesmo nome. O corpo deve chegar ao local para a missa de 15h. No domingo (11), a partir das 15h, vai ocorrer a Missa das Exéquias, na Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha, onde o padre será sepultado. "Descanse em paz e receba do Senhor tudo o que esperou com fé e anunciou em seu longo e frutuoso ministério", disse o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.
Repercussão
Nas redes sociais, mensagens de carinho estão sendo divulgadas por quem conhecia e acompanhava a trajetória do padre. "Que a alegria da ressurreição seja refrigério para cada membro desta linda comunidade: um legado de amor do Cônego Raul, que cumpriu com louvor sua missão frutuosa nesta terra. Com certeza será recebido com festa no reino do céu", comentou a servidora pública Marilene Gomes.
"Que felicidade e alegria no Céu hoje. É o retorno à casa do Pai, de um filho muito amado, que cumpriu com louvor a missão que lhe foi confiada. Deus conforte a todos da Casa da Juventude (Caju) e todos os seus familiares e amigos", disse Dolores Tramontin, em outra postagem.
A comunidade Caju lamentou, em nota divulgada em seu perfil no Instagram, a morte do cônego. "A Comunidade Caju, que já evangeliza há 64 anos na capital paraense e em seus núcleos missionários, agradece a toda a Igreja de Belém e de outras cidades, estados e países que se uniram e permanecem unidos a nós nesse momento, bem como a todos que têm se unido em oração para que a Páscoa do nosso padre fundador acontecesse no tempo de Deus e da melhor forma possível", concluiu a nota.
Legado
O cônego Raul Tavares tinha 94 anos e, em 1959, fundou a Casa da Juventude em Belém. A Caju tem como objetivo evangelizar os jovens por meio da ação dos próprios jovens. Nesse sentido, o trabalho da comunidade é marcado pela prestação de serviços, atuação missionária, encontros espirituais, atividades de assistência social e formação religiosa.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA