Missa e procissão celebram Dia de São Tarcísio e aniversário de Dom Alberto Taveira
Procissão sai do Colégio Cesep em direção à Paróquia Santurário de Nossa Senhora Aparecida
Os fiéis da comunidade católica da capital paraense celebraram, nesta segunda-feira (15), o dia de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, e o 49º aniversário de ordenação presbiteral de Dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Belém. As comemorações iniciaram com uma missa presidida pelo eclesiástico no Ginásio do Colégio Cesep e seguiram com uma procissão em homenagem ao santo, que finalizou na Paróquia Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Ao longo do dia, estão previstos mais eventos.
Centenas de crianças, adolescentes e jovens paramentados como servidores do altar marcaram presença no momento, que contou também com a participação de diversos padres e párocos das Igrejas Católicas de Belém, todos reunidos em devoção ao santo mártir. Durante a homilia, Dom Alberto lembrou aos presentes no local sobre a importância de reconhecer os sinais da vida de São Tarcísio. “Contemplem comigo a imagem de São Tarcísio: aquelas mãos sobre o peito conduzindo a Eucaristia, prestando serviço em uma época de perseguição e sofrimento, e ele, menino adolescente, dando a vida por Cristo”, disse.
VEJA MAIS
O Arcebispo destacou, ainda, alguns pontos para que a vivência no dia a dia das pessoas seja mais voltada à Deus, conforme as experiências que o santo do dia teve. “Fala, Senhor, que o teu servo escuta. Senhor, o que queres que eu faça? Vamos fazer um silêncio. Quero colher com vocês algumas lições: a primeira delas é o amor a Jesus, o amor à Eucaristia e ao Sacrifício”.
A procissão para encerrar a programação da parte da manhã levou os católicos a percorrer a avenida Pedro Mirante com cantos, louvores e animação em honra a São Tarcísio.
Aniversário de ordenação é celebrado com emoção
Dom Alberto está à frente da Arquidiocese de Belém desde 2010 e comemorou seus 49 anos de ordenação com alegria, rogando bênçãos a todos. “Agradeço a presença de todos vocês e a alegria da convivência. A bênção que dou seja um sinal do amor de Deus para todos vocês”, finalizou.
Foi na Igreja Nossa Senhora do Pilar, em Minas Gerais, que o Arcebispo foi introduzido à Igreja Católica como padre, em 1973. Mais de 200 sacerdotes foram ordenados por ele, incluindo Fábio de Melo.
Quem foi São Tarcísio
O jovem era acólito do Papa Xisto II e foi um mártir da Igreja Católica logo nos primeiros séculos de existência da instituição. Na época em que o santo vivia, a comunidade cristão passava por intensa perseguição do imperador Valeriano, na Roma italiana, que prendia, processava e condenava as pessoas à morte.
Quem estava nessa situação desejava o conforto da Eucaristia nos últimos dias de vida, levando Tarcísio a pedir autorização do papa da época para levar o alimento sagrado ao grupo. Durante o caminho, carregando uma caixa de prata com as hóstias, com 12 anos de idade, ele foi apedrejado até a morte por se recusar a falar o que estava carregando.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA