Macacos encontrados mortos no Bosque não estavam infectados por vírus, aponta laudo

Instituto Evandro Chagas descartou a possibilidade de infecção por pelo menos 5 vírus

Camila Guimarães
fonte

Nesta sexta-feira (10), Instituto Evandro Chagas (IEC) divulgou o resultado da análise de amostras dos oito macacos-de-cheiro (Saimiri sciureus) encontrados mortos no Bosque Rodrigues Alves, no dia 3 de junho. De acordo com o laudo, os animais não estavam infectados pelo vírus da raiva animal, de febre amarela, dengue, zika ou chikungunya.

O IEC recebeu amostras dos animais mortos na última segunda-feira (6) e afirmou que deve encaminhar o resultado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), da Prefeitura de Belém.

Em nota, a Sesma confirmou o recebimento de outro resulltado de análise, a saber, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que descartou infecções por raiva e febre amarela. A Secretaria disse que aguarda o laudo complementar da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) para confirmar ou não a intoxicação alimentar destes animais e garantiu, ainda, que "presta total apoio à direção do Bosque Rodrigues Alves para elucidação do caso".

Até o dia 6 de julho, o Laboratório de Patologia Animal do Instituto da Saúde e Produção Animal (Labopat/Ispa) da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) deve emitir o laudo referente à morte dos macacos.

VEJA MAIS

image Não alimente os macacos do Bosque: Campanha alerta população para os riscos da prática
A ação durará um mês e faz parte das iniciativas da Semana do Meio Ambiente

image Macacos do Bosque: causa da morte deve ser divulgada no prazo mínimo de 30 dias
Exames de necropsia começam nesta segunda-feira (6) em parceria com a Ufra

image Sobe para 8 número de macacos encontrados mortos no Bosque Rodrigues Alves
A causa da morte está sendo investigada Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)

Em nota, o Instituto diz que o Centro Nacional de Primatas (CENP), também ligado ao IEC e Ministério da Saúde, “tem prestado apoio à direção do Bosque Rodrigues Alves, fazendo a captura de alguns primatas não humanos para a realização de exames, como o painel viral e parasitológico e continua colaborando com as investigações dos casos citados”.

Os oito macacos foram encontrados mortos em dois pontos diferentes do Bosque Rodrigues Alves: na travessa Lomas Valentinas, esquina com a avenida Almirante Barroso, e na travessa Perebebuí com a Almirante Barroso.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM