Lula diz em comício em Belém que 'Amazônia não será mais explorada, mas sim estudada'

Candidato petista afirma que haverá ‘indígena ou quilombola como ministro nesse país’

O Liberal
fonte

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou o comício no Marine Club, em Belém, na noite desta quinta-feira (1º), prometendo que a Amazônia não será mais explorada, mas, sim, estudada. O evento se encerrou por volta das 22h, com milhares de pessoas lotando a área livre do local onde foi montado um palco.

"A Amazônia não será mais lugar para ter queimada ou para ter derrubada. A Amazônia vai ser estudada, vai ser pesquisada para saber se a gente consegue, através da riqueza da nossa biodiversidade criar condições de melhorar a vida de quase 25 milhões de pessoas que moram na Amazônia", declarou. 

Em uma das últimas falas, Lula disse que, se eleito, vai reconstruir o Ministério da Mulher, igualdade racial, pesca; e criar o Ministério dos Povos Originários. “Vamos ter indígena ou quilombola como ministro nesse país. E vamos voltar se ser respeitado no mundo inteiro”, declarou.

VEJA MAIS

image PGE emite parecer que aprova a candidatura de Lula à Presidência
Após pedidos de impugnação, foi constatado que não há motivos para a inelegibilidade ou suspensão de direitos políticos do petista

image Lula em Belém: confira a agenda do ex-presidente Lula na capital paraense
A agenda do candidato Luiz Inácio 'Lula' da Silva compreende duas duas programações: ainda nesta quinta-feira (1º) e na sexta-feira (2) pela manhã; confira

image Lula em Belém: local de comício não permite entrada de bebida alcoólica
Milhares de simpatizantes já estão enchendo o Marine Club à espera do pronunciamento do ex-presidente

Sobre a Amazônia, disse que a partir de 1º de janeiro, se vencer, não vais mais ter garimpo ilegal na Amazônia e em terra indígena. Garantiu no discurso que irá incentivar pesquisa e ciência na Amazônia para garantir mais produção, sem aumento de queimadas na região.

image Multidão ouve discurso de Lula (Nagano)

Entre os que discursaram, o prefeito Edmilson Rodrigues (Psol); Jane Cabral (MST); Ângela de Jesus (Fetagri); Eliana da Costa (CUT); Kleber Rezende (CTB); Ivo Borges (Força Sindical); Ivan Duarte Pereira (UGT); Nilde Souza (fórum de mulheres da Amazônia); Dandara Oliveira (Rede Afro LGBT); Paulo Afonso (União das Moradias Populares); e professora Zélia Amador.

Lula discursa em comício em Belém

Em seu discurso, Zélia Amador disse: “estou aqui para convocar todos que estão nessa campanha para a luta antirracista. Temos que construir uma sociedade de fato democrática, porque enquanto houver racismo, não haverá democracia. E temos certeza que com Lula vamos reconstituir políticas públicas que foram sucateadas”.

image Militantes lotam espaço de eventos (Thiago Gomes)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM