PGE emite parecer que aprova a candidatura de Lula à Presidência

Após pedidos de impugnação, foi constatado que não há motivos para a inelegibilidade ou suspensão de direitos políticos do petista

Maiza Santos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está apto para se candidatar à presidência do Brasil. Nesta quinta-feira (1º), a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) deu parecer favorável que permite que o político se candidate nas eleições ao Palácio do Planalto.

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Lula discursa durante comício em Belém]]

image Em Belém, Lula promete retomar Ministério da Cultura e criar comitês estaduais de cultura
Eleições 2022: candidato petista participa de ato com a presença de vários representantes do setor no Teatro da Paz

image Amazônia Check: Checamos as afirmações sobre Amazônia que Lula fez no 1º debate
Equipe do Amazônia Check, projeto em parceria com ICFJ e Youtube, monitora e checa informações sobre a região amazônica ditas pelos candidatos à presidência. Veja a análise e checagem da declaração de Lula no Jornal Nacional

De acordo com o parecer, não se verificou a “incidência de causa de inelegibilidade ou suspensão de direitos políticos” de Lula. O documento precisou ser emitido após a manifestação do Ministério Público Eleitoral, que apontou a falta de certidões criminais no registro ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além disso, outros pedidos de impugnação ocorreram, como o apresentado pelo vereador Fernando Holiday e pelo deputado estadual Lucas Pavanato, que apontaram ter acontecido um suposto “showmício” de Daniela Mercury a favor de Lula. E uma outra notícia de inelegibilidade foi apresentada por um eleitor, em razão da condenação de Lula no processo do sítio de Atibaia.

“De toda sorte, mesmo superados esses óbices, observa-se que a impugnação e a notícia de inelegibilidade apresentadas não possuem elementos que conduzam ao indeferimento do registro”, destacou Paulo Gustavo Gonet Branco, vice-procurador-geral que advogou pelo deferimento do registro após as acusações para impedir a candidatura do ex-presidente.

VEJA MAIS

image Lula em Belém: confira a agenda do ex-presidente Lula na capital paraense
A agenda do candidato Luiz Inácio 'Lula' da Silva compreende duas duas programações: ainda nesta quinta-feira (1º) e na sexta-feira (2) pela manhã; confira

image Lula em Belém: local de comício não permite entrada de bebida alcoólica
Milhares de simpatizantes já estão enchendo o Marine Club à espera do pronunciamento do ex-presidente

Por fim, Branco afirma que Lula apresentou as certidões apontadas na manifestação do MPE. “Foram atendidos os requisitos legais referentes à filiação partidária, ao domicílio eleitoral, à quitação eleitoral e à inexistência de crimes eleitorais (art. 28 da Resolução). Não há anotação de inelegibilidade no cadastro eleitoral”, declarou.

(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão da editora Web de OLiberal.com, Adna Figueira)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA