Internautas denunciam irregularidades no trânsito de Belém
No dia dedicado a eles, oliberal.com recebe flagrantes de desrespeito aos ciclistas
No Dia Nacional do Ciclista, comemorado nesta quinta-feira (19), o portal oliberal.com lança um espaço para denúncias de irregularidades que atingem quem pratica o ciclismo ou tem a bicicleta como meio de transporte no cenário cáotico do trânsito da capital, além de assuntos em geral relacionados a esse segmento. A abertura de um canal entre a comunidade e o jornalismo de O Liberal tem como principal objetivo a busca de soluções para situações adversas a partir da interatividade com os profissionais de comunicação. Nesse sentido, três vídeos foram encaminhados à redação. Flagrantes de desrespeito no trânsito podem ser enviados para: (91) 9 8439-8833
Um dos vídeos mostra que o espaço existente em frente a uma loja de bicicletas, localizada na travessa Lomas Valentinas com a Marquês de Herval, foi transformado em um "estacionamento" de carros e motos.
Outro vídeo feito por um internauta mostra o flagrante de invasão da ciclofaixa em um importante corredor de tráfego da capital por carros e motos, inclusive em alta velocidade. Para fugir do tráfego intenso, vários condutores "optaram" por usar a ciclofaixa como rota de escape colocando em perigo a integridade dos ciclistas em trânsito.
No terceiro vídeo encaminhado à redação, é possível observar os ciclistas sendo praticamente expulsos da ciclofaixa situada na avenida Independência por outros veículos. Quem tenta seguir caminho pedalando é obrigado a transitar pela calçada por conta dos carros qur tomam a ciclofaixa. Tudo isso em pleno Dia Nacional dos Ciclistas. E o denunciante relata que essa situação é verificada todos os dias.
VEJA MAIS
Infrações
De acordo com o Artigo 181, VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo "no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público caracteriza infração grave, com penalidade de multa e passível de remoção do veículo.
Já segundo o Artigo 193, "transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos constitui infração gravíssima, com previsão de multa para quem for flagrado cometendo essa irregularidade.
Os ciclistas aguardam por maior fiscalização por parte do órgãos de Trânsito.
Saiba como participar em dois passos:
* Envie o vídeo para o whatsapp da Redação Integrada (91) 9 8439-8833.
* Na mensagem, você precisará identificar a localidade onde ocorreu o flagrante, o bairro e, se possível, o dia que foi feito o registro
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA