​I​nstalação de antenas 5G será discutida nesta quinta​-feira (7)​ em Belém

Após a análise do Conselho de Desenvolvimento Urbano de Belém (CDU) e os ajustes que forem necessários, o Projeto de Lei será enviado para votação na Câmara de Vereadores

O Liberal
fonte

A implantação e compartilhamento de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação (ETR), destinada ao sistema de sinais de telecomunicações 5G na capital paraense, será tema de uma reunião, nesta quinta-feira (8), entre integrantes do Conselho de Desenvolvimento Urbano de Belém (CDU), o prefeito Edmilson Rodrigues e o secretário municipal de Coordenação-Geral do Planejamento e Gestão, Cláudio Puty. A reunião ocorrerá de forma híbrida às 15h.

A proposta de Projeto de Lei trata das disposições gerais para implantação e compartilhamento das estações transmissoras, móveis e de pequeno porte, de tecnologia 5G, homologadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ainda de acordo com a proposta, as instalações de antenas podem ocorrer em áreas públicas e privadas, considerando as condições de segurança e os impactos paisagísticos e ambientais.

VEJA MAIS 

image 5G coloca Bolsonaro em saia justa política
Vários países do mundo decidiram proibir a Huawei de fornecer equipamentos para as futuras linhas da telefonia de quinta geração

image Japoneses começam a usar a tecnologia 5G
Tecnologia oferece trocas em alta velocidade de enorme quantidade de d

image Tecnologia 5G é testada no Distrito Federal; veja o resultado
Além da melhora para os internautas, a quinta geração de telefonia móvel garante massificar e diversificar a Internet

O Projeto de Lei também torna obrigatório o compartilhamento das antenas já existentes e que venham a ser instaladas em áreas especiais, como nas zonas de interesse do patrimônio histórico; parques ecológicos, zoobotânicos e botânicos; áreas de proteção ambiental; mananciais de abastecimento de água; bens e conjuntos tombados ou em processo de tombamento pela União e Estado e seus entornos.

O compartilhamento de antenas visa proteger as áreas especiais, visto que a tecnologia 5G exige um maior número de torres do que o atual sistema 4G. Ainda constam normas de licenciamento urbanísticos para a instalação da infraestrutura de suporte, cadastramento prévio, pareceres técnicos e outros documentos necessários, assim como a definição de infraestruturas e penalidades.

Após a análise do CDU e os ajustes que forem necessários, o Projeto de Lei será enviado para votação na Câmara de Vereadores de Belém.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM