Tecnologia 5G é testada no Distrito Federal; veja o resultado
Além da melhora para os internautas, a quinta geração de telefonia móvel garante massificar e diversificar a Internet
Brasília é a primeira capital do país a receber a tecnologia standalone, também chamado de 5G puro, que promete oferecer ao usuário maior velocidade de conexão à internet, menos latência e menor gasto de bateria dos aparelhos conectados. As informações são do portal Metrópoles.
Nesta quarta-feira (6), a reportagem do portal Metrópoles circulou pela capital federal para testar a conexão do 5G e, segundo a equipe de reportagem, ao passar pelo Plano Piloto, houve conexão com a rede 5G em apenas alguns pontos. No Parque da Cidade, por exemplo, o sinal oscilava e não foi possível mantê-lo alto. Já na Asa Norte, a frequência se mostrou melhor. E, ao lado de uma das antenas, permitiu velocidade de download acima de 600 Megabytes por segundo.
VEJA MAIS
Apesar do salto dos 100 Mbps da internet 4G, a promessa de ultrapassar 1 GB de velocidade não foi cumprida.
O que muda com a implantação da internet 5G?
Além da melhora para os internautas, a quinta geração de telefonia móvel garante massificar e diversificar a Internet das Coisas (IoT) em setores como segurança pública, telemedicina, educação a distância, cidades inteligentes, automação industrial e agrícola.
Em termos de velocidade, o 4G, em teoria, é capaz de atingir 1 Gbps (um gigabit por segundo), mas esse valor, raramente, é alcançado no dia a dia, ficando em torno de 10% do potencial máximo. Já a rede 5G pode fornecer velocidade 20 vezes maior, com a promessa de uma velocidade de 20 Gbps. A expectativa é de que a rede forneça, de fato, uma velocidade acima de 1 Gbps.
A tecnologia está prevista para ser implementada, até setembro, também em Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB) e São Paulo (SP).
(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA