Icoaraci: flutuante afunda e afeta as travessias; confira as mudanças

Caso ocorreu na manhã desta terça-feira (14/06). Passageiros caíram na água, mas não houve feridos

O Liberal

O flutuante do trapiche municipal de Icoaraci, distrito de Belém, afundou na manhã desta terça-feira (14). Ninguém se machucou, mas alguns passageiros acabaram caindo na água. Enquanto a maré estiver cheia, os embarques continuarão sendo feitos pela lateral do trapiche apenas com destino à ilha de Cotijuba. Os demais destinos estão com a travessia suspensa e os passageiros estão sendo encaminhados para o porto da 7ª rua, para a travessia por balsas.

Um trabalhador da área, que preferiu não se identificar, relatou que o flutuante já vinha apresentando problemas há muito tempo e que a Cooperativa dos Barqueiros da Ilha de Cotijuba (Cooperbic) costumava fazer reparos na estrutura: "Esse flutuante já estava com problema, já estava furado e com rachaduras. A Cooperbic estava sempre costurando. Eu pensei que, com a chegada dessa empresa, a Bom Jesus, que faz o transporte Icoaraci-Outeiro-Icoaraci desde que aconteceu o problema com a ponte, isso fosse ser ajeitado", comenta.

O trabalhador disse, ainda, que desde a tarde de segunda-feira (13) já era possível perceber que o flutuante não estava normal, mas nenhuma providência foi tomada: "Ontem à tarde quando passei já estava com bastante água e agora de manhã ele amanheceu no fundo. Eu passei por lá agora, às 6h30, e o povo está usando barcos para cruzar da ponte ao trapiche".

VEJA MAIS

image Reforma emergencial é iniciada após flutuante do trapiche de Icoaraci afundar
Além do flutuante, a Seurb quer entregar também a nova iluminação e outras melhorias que deixarão a Vila Sorriso iluminada para o Verão da Gente

image Flutuante do porto de Icoaraci afunda e leva riscos à população
Moradores do Cruzeiro pedem mudança da estrutura. Embarques estão prejudicados

Barco atinge trapiche de Icoaraci
Não houve feridos, mas passageiros tiveram de usar ponte improvisada

Transtorno pegou passageiros de surpresa

Não é a primeira vez que o flutuante afunda, em Icoaraci. Mais recentemente, ocorreu no dia 30 de junho de 2021. E outro registro desse tipo de acidente foi em janeiro de 2019. Em nenhum dos casos, houve feridos. Mesmo assim, o problema enfrentado nesta terça-feira pegou muita gente de surpresa.

A dona de casa Rosenilda Paiva, de 56 anos, disse que saiu de Cotijuba para fazer compras em Icoaraci, por volta das 6h, e foi surpreendida com a situação: "Me arrumo para sair de casa e quando chego, dou de cara com isso aí! O barco teve que pegar a gente ali de cima do flutuante grande e trazer até a escada. A gente foi se segurando para subir. E a travessia está demorando muito mais que o normal, porque já era para eu estar lá do outro lado".

image A dona de casa Rosenilda Paiva relata as dificuldades de acesso às embarcações. (Ivan Duarte / O Liberal)

Para Elen Sinara Teixeira, de 24 anos, apesar de não esperar o transtorno, o problema não foi uma novidade: "Não é a primeira vez que acontece. Outra vez que aconteceu a mesma coisa, chegou a cair uma pessoa da ponte. E aí eles aumentam a passagem, mas a qualidade do transporte não melhora".

Além da recorrência do problema e do aumento do tempo de espera para embarque e saída das embarcações, o acesso aos barcos também ficou dificultado, uma vez que a escada do porto não tem o patamar no mesmo nível das embarcações, tornando o acesso mais difícil para pessoas idosas, ou com mobilidade reduzida.

image Passageiros com mobilidade reduzida têm o embarque dificultado sem o flutuante. (Ivan Duarte / O Liberal)

 

Travessia está sendo feita apenas para Cotijuba

De acordo com o chefe da divisão hidroviária da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Bruno Monteiro, as travessias no trapiche de Icoaraci continuarão sendo feitas apenas para a ilha de Cotijuba. Pessoas que precisem atravessar para as demais ilhas, como Outeiro, por exemplo, terão que se dirigir ao porto da 7ª Rua:

"A linha de Cotijuba está sendo feita pela lateral do trapiche, já a linha da prefeitura, que é por navio, por enquanto está cancelada, até o pronunciamento do Seurb sobre o beneficiamento que será feito ali. A linha que estava sendo feita temporariamente para Outeiro, centralizamos apenas na 7ª Rua, porque a embarcação não tem como se aproximar pela lateral do trapiche".

image Semob, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estiveram no local. (Ivan Duarte / O Liberal)

Em nota, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informou que "...uma equipe técnica do departamento de obras já está no local analisando a situação e tomando todas as medidas necessárias para solucionar o problema o mais rápido possível". Entretanto, enquanto a equipe de reportagem de O Liberal esteve por lá, não havia equipe da Seurb presente.

O chefe da divisão hidroviária da Semob informou que a equipe da Seurb já havia sido acionada, mas ainda deveria demorar a chegar ao local: "Eles precisam que a maré baixe, para que o flutuante possa aparecer e eles possam realizar o trabalho". Um agente da Defesa Civil, que fazia vistoria no local, chegou a dizer que a equipe da Semob só chegaria ao trapiche por volta das 14h, quando o nível do rio estará mais baixo.

image Mulher cai no rio ao tentar pular em embarcação que saía de porto com destino a Belém
Segundo relatos nas redes sociais, a mulher não se machucou na queda

image Trapiche de restaurante desaba na ilha do Combu
Feridos foram trazidos de lancha para porto da praça Princesa Isabel, na Condor

image Trapiche de restaurante desaba na ilha do Combu
Feridos foram trazidos de lancha para porto da praça Princesa Isabel, na Condor

Matéria em atualização, acompanhe!

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM